Unipace - Escola Superior do Parlamento Cearense

Curso sobre impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo contempla servidores

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria da Diretoria Legislativa
26/06/2024 05:21 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Curso é ministrado por Jean Klecio Gonçalves Curso é ministrado por Jean Klecio Gonçalves - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), promove, até sexta-feira (28/06), o curso ''O impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo'' para os servidores da Alece. O curso teve início nesta segunda-feira (24/06).

Ministrado Jean Klecio Gonçalves, profissional  que atua  na área de Comunicação (publicidade e marketing), comunicação institucional e consultoria política aplicada às ferramentas digitais,  o curso aborda, ao longo das aulas, temas como o impacto da Inteligência Artificial no funcionamento e decisões do Poder Legislativo, destacando oportunidades e desafios dessa tecnologia. 

Durante a aula de abertura,  houve breve apresentação sobre o início da Inteligência Artificial. Conforme ressaltou o cientista político e  professor da Unipace, ao contrário do que se pensa,  a inteligência artificial não surgiu recentemente. Desde a década de 1950, foram encontrados  registros da criação e desenvolvimento da IA. Um dos precursores, Alan Turing, propôs o famoso “teste de Turing” que buscava determinar se uma máquina poderia exibir um comportamento inteligente indistinguível do de um ser humano.

''Na década de 1970, o período foi chamado de 'inverno da Inteligência Artificial', pela falta de novidades na área, enquanto a década de 1990 representou um período de grandes avanços e descobertas'', acrescentou. 

Evolução

Atualmente, segundo apontou Jean Klecio Gonçalves, a IA está presente em diversas áreas da vida cotidiana, desde assistentes virtuais em smartphones até sistemas de recomendação em plataformas de streaming. Na década de 2000, a IA possibilitou a automação de processos, a análise de dados em grande escala e a criação de novos modelos de negócios, sendo utilizada em  empresas.

Curso prossegue até sexta-feira (28/06) - Foto: Paulo Rocha

''As empresas perceberam que o uso da Inteligência Artificial traz um ganho. Os profissionais que se utilizam das ferramentas de IA  conseguem aumentar sua produtividade. A tecnologia não substitui a criatividade, mas potencializa uma produção de conteúdo mais rápida'', apontou. Dentre as ferramentas destacadas, o professor citou o  ChatGPT,  que é um chatbot com inteligência artificial que interage com humanos e fornece soluções em texto para diferentes questionamentos e solicitações. Segundo ele,  a ferramenta traz dentre as suas vantagens a oportunidade de otimizar tarefas e aumentar a produtividade. 

Saiba mais

O curso aborda conceitos fundamentais da IA, suas aplicações práticas na legislação e habilidades para implementar soluções baseadas em IA. Os participantes explorarão as principais ferramentas de IA e aprenderão a produzir conteúdo para aumentar a produtividade no contexto da Assembleia Legislativa. O curso também discutirá a automatização de tarefas rotineiras, a elaboração de relatórios e a análise de dados, liberando recursos humanos para atividades mais complexas.

Conforme ressalta o cientista político, a IA pode aprimorar a eficiência e a transparência dos processos legislativos, melhorar a comunicação entre legisladores e cidadãos, e fortalecer o assessoramento técnico-institucional. No entanto, também serão abordados desafios como os impactos na empregabilidade, transparência e questões éticas associadas à IA. “A iniciativa prepara os profissionais do Poder Legislativo para integrar a IA de forma responsável e eficaz em suas atividades, promovendo uma governança mais eficiente e transparente”, acentua.

As aulas  do curso ''O impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo'' prosseguem até o dia 28 de junho, das 13 horas às 17 horas, na Sala D, do primeiro andar, do anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também