CTLegis tem 96% de aprovação dos clientes em pesquisa de satisfação
Por Fátima Abreu e Júlio Sonsol, com Diretoria Legislativa22/08/2023 14:46 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e sua Célula de Gestão da Qualidade, compilou o resultado dos indicadores da qualidade da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), vinculada à Diretoria Legislativa e certificada pela Norma ISO 9001:2015. O resultado da pesquisa de satisfação, divulgado nesta segunda-feira (21/08), apontou um índice de 96% de satisfação dos clientes.
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado afirma ter recebido o índice com satisfação, retratando a capacidade técnica e o comprometimento dos servidores da Consultoria Técnica Legislativa. "O índice de 96% considerando o serviço excelente só vem reafirmar o papel desempenhado pela CTLegis, que desenvolve programas junto à Diretoria Legislativa, como o projeto de Consultorias Municipais e o Simplifica Legis", afirma.
De acordo com ele, para além do escopo que tem em pareceres e estudos técnicos, a Consultoria tratou atualização do Regimento Interno da Casa e ofertou cursos sobre as leis orçamentárias estaduais. "Mais uma vez está de parabéns todo o corpo de servidores que trabalham na nossa Consultoria Técnica Legislativa da Alece", acentua.
Aperfeiçoamento constante
Erliene Vale, orientadora da Célula de CTLegis, informa que a pesquisa de satisfação é aplicada com a finalidade de conhecer de que forma aperfeiçoar o trabalho para atender as expectativas dos solicitantes. “O excelente resultado de 96% de satisfação dos clientes reflete o compromisso da CTLegis de contribuir com o aperfeiçoamento da produção legislativa, prestando melhores serviços à sociedade” afirma.
Por meio do Consultoria, deputados e deputadas estaduais, bem como demais órgãos da Casa, podem ter acesso aos serviços de Consultoria Técnica Simplificada, Estudo Técnico, Minuta de Proposição Legislativa, Nota Técnica, Pesquisa e Produção Técnica Literária, e sobre temas relacionados às áreas temáticas atinentes às comissões.
Conforme Erliene Vale, nesse primeiro semestre foram atendidos 22 clientes, sendo 18 parlamentares, e realizados 195 serviços. Ela aponta que os serviços podem ser solicitados por meio do site institucional da Alece, no qual fica disponível o formulário para requerer o suporte técnico que é prestado pela equipe de consultores, de acordo do tema de interesse do cliente. As atividades também podem ser solicitadas presencialmente.
Sobre a certificação
A Consultoria Técnica Legislativa, desde 2011, tem implantado um Sistema de Gestão da Qualidade que atende aos requisitos da Norma ISO 9001:2015. Por sua melhoria contínua na prestação desses serviços, a CTLegis mantém a certificação. Atualmente a empresa que a certifica é a Vanzolini, que tem propriedade para realizar auditorias e verificar a conformidade dos serviços da CTlegis com os requisitos da norma ISO.
Nesse processo, a Codins realiza reuniões de análise crítica com a área certificada para verificar as oportunidades de melhoria, o atendimento as metas de indicadores, aos clientes, o provimento de recursos necessários, dentre outros pontos exigidos pela Norma ISO 9001:2015.
Erliene Vale registra que o engajamento dos servidores da CTlegis "tem sido fundamental para o resultado que vem sendo apresentado desde 2011”, lembra. A pesquisa foi realizada de 2 de fevereiro a 22 de julho de 2023, que corresponde ao primeiro período legislativo de 2023, atendendo a 33% dos 46 parlamentares que solicitaram serviços à Consultaria neste tempo.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

I Workshop Diretoria Legislativa em Foco promove integração entre setores da área legislativa da Alece
A Diretoria Legislativa (DL) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (28/04), o "I Workshop Diretoria Legis...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro