Notícia

Controladoria inicia auditoria interna da Gestão da Qualidade dos órgãos da Alece

Por Julio Sonsol
25/08/2025 13:48 | Atualizado há 10 horas

Compartilhe esta notícia:

Servidores da Controladoria, Procon Alece, CTLegis e Diretoria Legislativa durante reunião Servidores da Controladoria, Procon Alece, CTLegis e Diretoria Legislativa durante reunião - Foto: Junior Pio

Com o objetivo de iniciar auditorias internas no Procon Alece e na Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (25/08), reunião com servidores e dirigentes dos dois órgãos e da Controladoria e Diretoria Legislativa da Casa.

O objetivo da auditoria interna é verificar se CTLegis e Procon Alece estão com os procedimentos  em conformidade com o que estabelece a certificação do controle de qualidade, da Norma NBR ISO 9001:2015. O trabalho realizado será reavaliado, em novembro, quando acontecerá a auditoria externa para renovação da certificação.

Carlos Martins, diretor legislativo da Casa, explicou que auditoria interna é "promovida pela Controladoria, para que nós nos preparemos, através desta auditoria interna, para receber a auditoria externa", disse.

O gestor destacou que o processo de certificação tem intuito de melhorar e aprimorar a metodologia empregada e a dinâmica do serviço prestado. Para o diretor, a certificação ISO “traz credibilidade e confiabilidade nos serviços que são executados. E, por conta dessas auditorias, eles têm uma qualidade cada vez melhor”.  

Preparação e avaliação

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, que conduziu a reunião, observou que esta será a primeira vez que a a auditoria do órgão será feita pelos servidores da Controladoria. “Por iniciativa do controlador Paulo Rolim, os auditores da Casa foram disponibilizados e irão também nos treinar e capacitar”, indicou. 

Ela considerou que o treinamento será de grande valia como preparação para a auditoria externa. “Nós somos o primeiro Procon do Brasil com certificação ISO 9001. A nossa competência está sendo avaliada a todo momento por conta do certificado, por servidores e consumidores. Assim, temos a certeza que o serviço está sendo aprimorado e temos uma qualidade de excelência”. 

Ela salientou ainda que a auditoria é uma oportunidade de corrigir eventuais falhas, fortalecer os processos e, principalmente, garantir maior satisfação ao consumidor que procura o Procon Alece.

Foto: Junior Pio

A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, avaliou que o momento é uma oportunidade para realizar um olhar sobre o processo do órgão. "A partir da ótica da Controladoria serão analisados os nossos processos e propostas de melhorias para nossas rotinas e processos. A gente faz parte da rotina da qualidade, e contamos com a avaliação da perspectiva do cliente em relação à satisfação do serviço", considerou.

Ela ressaltou que, a cada entrega, o cliente recebe um QRcode para fazer uma avaliação do que foi recebido.

Conhecendo o funcionamento 

O assessor de controle interno da Controladoria, Édipo Henrique de Oliveira, que representou o controlador Paulo Rolim na reunião, explicou que a auditoria interna será realizada em duas semanas. Ele ressaltou que a Controladoria tem participado desse trabalho há seis anos na CTLegis e, este ano, está realizando o procedimento no Procon Alece pela primeira vez. 

Antes da auditoria ser iniciada, a Controladoria recebeu uma "extensa e completa documentação" do órgão, para fazer o planejamento do trabalho iniciado hoje, segundo o assessor. "Desde julho estamos planejando como vamos atuar. Agora, iremos promover uma série de visitas in loco para fazer entrevistas com os servidores, conhecer os processos funcionando na prática, além de ver os indicadores de desempenho", detalhou.

Foto: Junior Pio

No caso da CTLegis, que já vem sendo acompanhando, o processo busca detectar oportunidades de melhoria nos processos e, eventualmente, verificar alguma inconformidade em relação à norma ISO 9001, disse o assessor.  

“Nós temos observado que este órgão vem melhorando os seus processos dia a dia, promovendo ampla divulgação dos seus serviços junto aos parlamentares, que são o principal cliente do órgão”, comentou, citando a elaboração pelo órgão um portfólio de serviços para divulgar suas atividades, fruto do trabalho da consultoria interna.

Visitas de avaliação

A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna da Controladoria, Amanda Cavalcante de Lima, informou que a equipe que irá fazer as auditorias é composta por 10 servidores da célula. “A partir desta segunda-feira, estaremos percorrendo os órgãos que fazem parte do escopo da certificação”.

As servidoras da Controladoria que estão participando da auditoria são, além de Amanda Cavalcante, Glafira Soares, Milene Freire, Rafaela Aguiar, Rosa Emília, Jacqueline Socorro, Maria de Fátima Castro, Scheilla Maria Bastos, Maria Inês Eleutério e Sílvia Maria Penaforte.  

 

Edição: Samaisa dos Anjos 


Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

 

Veja também