Controladoria da Alece apresenta resultado parcial do 1º ano do ciclo 2023-2024 do Pasf
Por Julyana Brasileiro, com Controladoria15/12/2023 10:31 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, na última segunda-feira (11/12), reunião de análise crítica da metodologia do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (Pasf) para apresentação dos resultados do 2º semestre de 2023.
A metodologia objetiva o monitoramento dos planos de ação criados pelos órgãos da Assembleia Legislativa para o tratamento de fragilidades identificadas pelos órgãos de controle interno, externo ou pelos próprios gestores.
Conforme ressaltou a Controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, o monitoramento é realizado a cada semestre e conta com indicadores para aferição da execução das ações de todos os órgãos participantes.
Segunda Sílvia, o índice geral de execução das ações analisadas foi de 70%, um percentual bastante significativo para o desenvolvimento da estrutura organizacional da Alece. “Os resultados e indicadores da análise crítica do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (Pasf) de 2023 revelam avanços significativos quanto ao gerenciamento de riscos e a garantia de condições razoáveis para o alcance dos objetivos da Alece no âmbito do Alece 2030”.
Pasf
O Plano de Ação para Sanar Fragilidades é uma metodologia de controle interno preventivo que objetiva antever riscos que possam vir a comprometer a gestão da Casa. Essas questões são analisadas para que as causas sejam identificadas e, a partir disso, que sejam encaminhadas ações saneadoras dos processos.
A reunião de análise crítica do Plano de Ação para Sanar Fragilidades contou com participação dos gestores e servidores que compõem a Comissão Gestora do Pasf. Estiveram presentes a Diretoria-Geral (DG), Diretoria Administrativo-Financeira (DAF), Departamento de Administração (DA), Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade (DFOC), Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar (CSPP), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti).
Durante o encontro, também foram apresentados os indicadores de cada órgão, com destaque para a evolução do andamento das ações no âmbito da gestão patrimonial, mais especificamente na estruturação e organização do almoxarifado, e para a fase final de implantação do plano de migração de e-mails institucionais para a solução de webmail da Microsoft.
Silvia Helena Correia acrescentou que ao final da reunião, foi apresentado o resultado parcial do 1º ano do ciclo 2023-2024 do Pasf. Dentre os destaques, a emissão de relatórios a partir do LicitaLegis; a criação de modelos de documentos para utilização na licitação e nas contratações; Elaboração de checklist e fluxogramas dos processos licitatórios. “Também tivemos implantada rotina de análise do Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) para correta emissão do RGF e a atualização do Portal da Transparência com os dados de receita e despesa”.
Participe da pesquisa de satisfação da Controladoria. Basta acessar o link https://forms.gle/w7WmkRe11Ni4H2Me8
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br