Controladoria

Controladoria da AL-CE realiza 5º Fórum Permanente de Controle Interno

Por ALECE
14/06/2018 12:14

Compartilhe esta notícia:

Encontro mobilizou servidores e servidoras do Poder Legislativo Encontro mobilizou servidores e servidoras do Poder Legislativo - Foto: Dário Gabriel

Dando continuidade à estratégia de qualificar os servidores de todos os órgãos da Casa, a Controladoria da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quarta-feira (13/06), o 5º Fórum Permanente de Controle Interno, que faz parte do programa de educação continuada em Controle Interno do Poder Legislativo.

A assessora jurídica da controladoria, Eliana Tavares, que é a líder do projeto de orientação técnica e normativa, explicou como os órgãos da Assembleia Legislativa deverão agir quando tiverem dúvidas em relação aos procedimentos internos e precisarem de orientações da Controladoria.

Ela explicou que os servidores deverão fazer um requerimento, anexando documentos pertinentes, e dar entrada no protocolo geral da Assembleia. O requerimento será encaminhado para a Controladoria e o auditor interno fará a distribuição para o servidor responsável pela orientação demandada. Após avaliação e conclusão sobre o caso, a orientação será encaminhada ao órgão que fez a solicitação.

Padronização de procedimentos

A controladora da Assembleia, Sílvia Helena Correia, destacou que é importante estabelecer um padrão para os requerimentos de orientações que chegam à Controladoria, para que se tenha um registro das demandas e seja possível acessar também as soluções que foram oferecidas pelo órgão.

Sílvia Helena ressaltou também que “a Controladoria é o órgão central, mas faz esse controle na terceira linha de defesa. Antes de nós, há os órgãos operacionais e as gerências. Também compete a eles fazer o controle em suas respectivas áreas, para evitar problemas com o controle externo”. A controladora estimulou os órgãos da Casa a procurar o Controle Interno para evitar erros e enfatizou que “o sistema de controle interno é uma defesa do gestor”.

As capacitações em Controle Interno continuarão sendo oferecidas aos servidores da Assembleia Legislativa. Ainda estão previstos fóruns e cursos até novembro deste ano, com o objetivo de qualificar os servidores para atender ao novo modelo de controle interno da AL, regulamentado este ano por meio do Ato Deliberativo nº 820 e o Ato Normativo nº 285. Entre os temas debatidos estão licitações e contratos, mapeamento de processo, elaboração de termos de referência, ética e combate à corrupção, além de análise de demonstrações contábeis do setor público.

Veja também