PROSA

Conheça o Programa de Sensibilização para o Voluntariado da AL-CE

Por ALECE
22/03/2018 12:21

Compartilhe esta notícia:

PROSA PROSA

Estimular a participação dos servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará em projetos sociais. Com este objetivo, foi criado em 2015, pela Divisão de Treinamento do Departamento de Recursos Humanos do Poder Legislativo, Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa), dirigido por Maria Elenice F. Lima.

O Prosa conta com atividades destinadas aos colaboradores da Casa, visando ao desenvolvimento da capacidade e habilidades dos servidores. Entre as iniciativas está o Programa de Sensibilização para o Voluntariado, que procura despertar a consciência para a importância do trabalho voluntário.

Contabilizando três edições, e com participação de um total de 69 servidores, entre novatos e veteranos, o Programa de Voluntariado do Legislativo Cearense é formado por duas etapas: sendo a primeira um curso de sensibilização ao voluntariado, seguido de vivências práticas nas “Ações solidárias”. O Programa tem como coordenadora Elisbeth Evangelista e conta com a facilitadora Leonice Holanda.

Atualmente o Programa firma parceria com oito instituições, dentre elas: Fundação Projeto Diferente (FPD), que tem por finalidade o atendimento da pessoa com autismo e outros transtornos invasivos; Creche Amadeu Barros Leal, que presta assistência social e educacional a crianças carentes de até quatro anos de idade; Grupo Amor, que é um grupo de amigos, sem fins lucrativos, onde são realizadas ações mensais de apoio a pessoas em situação de rua; e o Lar amigos de Jesus, que é uma casa de apoio as crianças e adolescentes com câncer.

Para Leonice Holanda, o voluntariado é uma jornada que busca tornar as pessoas sempre melhores, sendo um caminho privilegiado para o autoconhecimento. “Fazer o bem, não faz bem somente a quem é ajudado. A prática da solidariedade traz diversos ganhos para quem participa”, destaca.

A farmacêutica Francineuma Gomes, que faz parte do grupo de voluntários, afirma que sua experiência foi muito gratificante. “Com o trabalho voluntário em grupo, melhorei a disciplina em todas as atividades com o maior compromisso e sintonia com Deus. Tenho alegria em participar do Lar Amigos de Jesus”, testemunha.

A fisioterapeuta Márcia Diógenes ressalta a experiência que conseguiu com o voluntariado ao longo dos anos. “Passei a ter uma percepção muito melhor da vida. A energia que tinha estagnada em mim, flui e se expandiu em forma de vida. Hoje sou muito mais amor”, enfatiza.

O resultado da experiência do voluntariado foi o lançamento do livro “Voluntariar, o verbo da solidariedade” de autoria da facilitadora Leonice Holanda. A obra conta, em forma de um roteiro, as maneiras para quem quer iniciar essa jornada.

Aos servidores e servidoras interessados participar do Programa de Sensibilização para o Voluntariado, o contato com o Prosa pode ser feito pelo telefone 85.3277.2685. O Prosa espera a colaboração de todos!

Veja também