Coge realiza reunião ordinária para monitorar projetos e ações estratégicos da Alece
Por Julio Sonsol14/04/2025 13:03 | Atualizado há 1 semana
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O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Alece realizou, nesta segunda-feira (14/04), no Salão Nobre da Presidência, reunião com representantes dos setores da Casa que integram o colegiado. Este foi o segundo encontro do Comitê após a posse da atual Mesa Diretora, presidida pelo deputado Romeu Aldigueri (PSB), e a 44ª reunião ordinária desde a criação do Coge.
Entre as pautas da reunião estavam o monitoramento de projetos e ações estratégicas até março de 2025, a elaboração de planos de melhoria, a apresentação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e a comunicação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Alece, entre outros.
Ticiane Araújo, articuladora da Controladoria da Alece, órgão que secretaria o Coge, ressaltou a importância da reunião conjunta para o compartilhamento e deliberação de assuntos estratégicos da Casa, possibilitando o alinhamento de todos os gestores do Coge.
Ela explicou que foi realizado o acompanhamento com a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) dos projetos estratégicos que estão em andamento, dos que irão iniciar e dos que estão parados.
"Nós também fizemos um levantamento das últimas reuniões com os setores em relação ao Índice de Governança, Sustentabilidade e Gestão (iESGo), que é um instrumento do Tribunal de Contas da União (TCU) que avalia a governança, sustentabilidade e gestão das organizações públicas", disse a articuladora.
Conforme explicou Ticiane Araújo, o presidente Romeu Aldigueri já indicou como prioridade que todos os os órgãos administrativos da Casa atuem visando obter o nível "aprimorado" do TCU, que é o patamar mais elevado.
"Isso indica o nível de governança que é o alinhamento de todos os órgãos na construção de um melhor resultado para a sociedade. Um resultado que vai agregar valor e o reconhecimento federal de todas as ações que serão construídas e implementadas", disse.
A titular da Codins da Alece, Heline Joyce, complementou que para alcançar o nível aprimorado é necessária a realização de muitas atividades e melhorias nos processos. É por isso que a Coordenadoria realizou, ao longo do último mês, um ciclo de reuniões com 13 órgãos que compõem o colegiado, para realizar o desenvolvimento de melhorias dos processos, visando que no próximo ano as avaliações passem a ser trimestrais, como prevê o TCU.
Plano Diretor
Outro ponto apresentado aos membros do Coge foi o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC), elaborado no ano passado e já avaliado e aprovado pelo Comitê de Governança de TI. A servidora Fátima de Jesus, da Coti, que apresentou o Plano Diretor, esclareceu que ele visa alinhar as estratégias do setor com os objetivos estratégicos do Programa Alece 2030.
"Nós apresentamos o que temos planejado para os anos de 2025 e 2026 e quais são os pontos mais importantes nesse planejamento", comentou. Segundo ela, o plano de ações para o ano de 2025 explora principalmente as necessidades na área de TI para contribuir cada vez mais com a oferta de serviços de qualidade da Alece à sociedade.
A reunião foi conduzida pelo titular da Controladoria do Poder Legislativo, Paulo Rolim, secretário executivo do Coge. Estão previstos mais oito encontros do Coge até o fim de 2025, com reuniões fixas na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras.
Estiveram presentes na reunião representantes da Procuradoria Geral, Controladoria, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Ouvidoria Parlamentar, Coordenadoria de Comunicação Social, Diretoria Geral, Diretoria Administrativa e Financeira, Gabinete da Presidência, Departamento de Gestão de Pessoas, Departamento de Documentação, Comunicação Legislativa e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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