Centro de Mediação e Gestão de Conflitos

Círculo de diálogo debate atuação dos pais

Por Júlio Sonsol
16/08/2023 12:23 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Atividade mobilizou servidores e servidoras da Alece Atividade mobilizou servidores e servidoras da Alece - Foto: Paulo Rocha

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quarta-feira (16/08), o círculo de diálogo com o tema “A força do pai na vida”, com a participação de servidores da Casa. A atividade, realizada no terceiro andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), faz parte das comemoração dos Dias dos Pais, transcorrido no último domingo (13/08).

A psicóloga do centro Socorro Fagundes, facilitadora do círculo de diálogo, destacou que a iniciativa traz um momento de diálogo entre os participantes. "Trazemos e expomos nossas experiências nestas oportunidade. Este círculo é também uma homenagem aos pais que temos dentro de nós", acentuou.

Ela salientou que a paternidade pode ter aspectos negativos em sua relação durante a criação e há casos onde há muitos pontos positivos. "Este círculo tem o sentido de olhar para o pai pela vida que ele nos deu e não pela personalidade ou pela maneira dele se comportar, mas como aquela figura importante em nossa vida, que nos deu vida, juntamente com a mãe. A vida é um vai e um vem e a gente precisa saber lidar com isso", afirmou.

Metodologia das atividades

A advogada do Centro, Érika Conde, também facilitadora da ação, observou que a círculo é um lugar seguro de fala e de escuta ativa. "Por vezes, dentro das relações familiares, não temos esse lugar de fala. Todos querem falar ao mesmo tempo e ninguém se escuta. Dentro do círculo, a gente traz esse ambiente seguro e sigiloso, dando lugar de fala para todos os que estão participando", explanou.

Érika Conde frisou ainda que foram abordados pontos como a figura masculina, como centro de referência, a segurança que o a figura paterna traz para filhos e filhas, o sustento da família e a vida que ele proporciona.

De acordo com a advogada, o círculo tem o intuito de educar. "Certamente, ele traz esta consciência de que não precisa ir ao Poder Judiciário se há esta lugar de fala e escuta. Tudo pode ser solucionado de outra forma. Mesmo partindo para o Judiciário, após passar por um círculo desse, a pessoa vai com outra consciência, outra fala e uma outra postura", avaliou Érika Conde.

Saiba mais

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Alece que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz. Implantado por meio da resolução n° 03/2022 e, portanto, estruturado no organograma administrativo da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da resolução n° 698/2019. Foi idealizado pela primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Leitão, e inaugurado na gestão do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), em julho de 2021.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também