Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Célula A3P da Assembleia participa do Prêmio ANA 2020

Por ALECE
24/07/2020 12:01

Compartilhe esta notícia:

 A3P participa do prêmio ANA com projeto de reutilização da água de ar condicionado A3P participa do prêmio ANA com projeto de reutilização da água de ar condicionado - Foto: A3P

A Célula da Agenda Ambiental na Administração Pública da Assembleia Legislativa vai participar do Prêmio ANA 2020, promovido pela Agência Nacional de Águas. A premiação é realizada para reconhecer trabalhos que contribuem para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Segundo o regulamento do Prêmio,  os participantes estão divididos em oito categorias em disputa: Governo, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Empresas de Médio ou de Grande Porte, Educação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Organizações Civis, Comunicação e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

De acordo com a coordenadora da Célula, Morgana Ferreira, foi inscrito pela Assembleia o projeto Conta Gotas, que engloba um sistema de reaproveitamento de água originária de aparelhos de ar condicionado, associado às águas pluviais no atendimento de demandas não potáveis, que já são praticadas pela Casa e um conjunto de ações inovadoras a serem implantadas no segundo semestre e em 2021.

"A Assembleia coleta água da chuva e a água gerada pelos aparelhos de ar-condicionado. O projeto iniciou em 2010 ainda de modo informal. A partir do ano de 2017 foi formalizado pela Comissão Gestora da Agenda Ambiental", explica. A ação visa contribuir para reduzir a escassez de água potável e reduzir o desperdício, bem como contribuir com a eliminação de focos de mosquitos transmissores de doença.

"A água coletada, anteriormente desperdiçada, é utilizada agora na rega de jardim, limpeza de pisos, abastecimento de radiadores de carros oficiais e reposição do volume de água dos espelhos d'água das edificações da ALCE. O projeto já funciona em dois anexos", avisa.

O Prêmio ANA

Criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,2 mil trabalhos inscritos e premiou 40 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País.

O Prêmio ANA 2020 terá, este ano,  uma comissão julgadora composta por oito membros externos à ANA e com notório saber na área de recursos hídricos, meio ambiente ou comunicação. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social. Para a categoria Comunicação, o critério de sustentabilidade não será aplicável.

Dentre as categorias, o Prêmio ANA 2020 teve algumas mudanças em relação à última edição, realizada em 2017. As três categorias segmentadas de imprensa (Impressos e Sites, Rádio e TV) foram agrupadas em Comunicação, que tem um formulário de inscrição específico. Além disso, os conteúdos e materiais jornalísticos precisam ter sido veiculados a partir de 1º de julho de 2017. As inscrições seguem abertas até 31 de julho próximo.

JS

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também