Casa do Cidadão registra aumento na procura de serviços em 2020
Por ALECE06/01/2021 20:53
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Mesmo com a interrupção dos serviços durante os meses de abril, maio e junho em razão da pandemia da Covid-19, a Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa realizou, ao longo do ano passado, 545 atendimentos a mais do que em 2019. Em 2020, foram prestados 39.452 atendimentos, entre emissões de RG (1ª e 2ª via) e CPF, informações e entrega de documentos. O serviço é ofertado por meio de parceria entre a AL e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).
O coordenador do órgão, Frederico Ehrich, atribui esse aumento ao represamento dos serviços durante o período de lockdown no Ceará e à mudança no atendimento. Antes feito pelo sistema de senhas, o atendimento agora é realizado por meio de agendamento online. "Antigamente, como era por senha, muitas pessoas não vinham. Agora, como é por agendamento, quem agenda realmente vem", comenta.
Ele também relata que, com o agendamento online, o funcionamento do órgão ficou mais organizado, uma vez que o usuário precisa chegar apenas alguns minutos antes do horário agendado, reduzindo o número de pessoas no local à espera de atendimento e inibindo, assim, a formação de aglomerações.
O coordenador recomenda ainda que o agendamento online seja feito pela manhã, já que os horários são liberados todos os dias de forma gradativa. "Temos um estudo que mostra que, quando o agendamento é liberado o mês todo, a evasão é muito grande. Muita gente agenda, acaba esquecendo o dia que agendou e tira a vaga de uma pessoa que está precisando mesmo do serviço", explica.
De janeiro a dezembro do ano passado, a Casa do Cidadão emitiu 7.712 documentos de identidade (RG), o que representa 19,5% do total de atendimentos ofertados. O serviço mais procurado foi o de busca de informações: ao todo, foram 20.723 pedidos de informação, dos quais 14.949 foram feitos entre setembro e dezembro, quando o órgão retomou as atividades após cinco meses sem prestação de atendimentos presenciaispor causa da pandemia. Também foram emitidos 1.489 CPFs e 83 atestados de antecedentes criminais.
Entre abril e junho de 2020, houve a interrupção total das atividades do órgão devido ao alto número de casos de coronavírus no Estado. Nos meses de julho e agosto, a Casa do Cidadão voltou apenas com o serviço de entrega de documentos. Em setembro, houve a retomada das atividades presenciais em horário de atendimento reduzido, das 8 horas às 14 horas, posteriormente ampliado para o funcionamento das 8 horas às 16 horas, como permanece até agora.
Atendimento
O atendimento para todos os serviços prestados na Casa do Cidadão é organizado por senhas e agendamento on-line, por meio do site.
A documentação necessária para a primeira e a segunda via de RG inclui certidão de nascimento original e cópia; duas fotos 3x4 recentes; CPF; RG ou carteira de trabalho com cópia; certidão de casamento e, no caso da segunda via, é exigida a taxa de R$ 56,20, cujo boleto é emitido no site.
Para a emissão do CPF, os documentos necessários são RG; certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) e, caso seja maior de 18 anos, título de eleitor. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa funciona no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III), localizado na avenida Pontes Vieira, 2300. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.
Mais informações pelos telefones: 3277.2782/3277.2786.
Da Agência de Notícias da AL
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
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