Campanha incentiva destinação do IR devido para fundos voltados a crianças e adolescentes
Por ALECE22/04/2019 11:01 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará iniciou ação visando a mobilização de servidores, deputados e sociedade para a campanha "Imposto de Renda: Valor Solidário". O objetivo da iniciativa é informar o público sobre como pessoas físicas podem destinar até 3% do valor do Imposto de Renda devido para o Fundo da Criança e do Adolescente (Feca), conforme destaca a deputada idealizadora da iniciativa.
De acordo com Jacob de Sá, assessor da Comissão, a ação foi definida na primeira reunião ordinária do colegiado, realizada em 29 de março passado, com a presença da secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conceição Nunes. "A secretária solicitou o nosso apoio, no que foi prontamente atendida pela presidente da comissão, deputada Érika Amorim (PSD)", relata o servidor.
A parlamentar acentuou que a ideia é mostrar que os contribuintes têm a oportunidade de escolher onde parte do imposto será aplicada, já que os recursos arrecadados são destinados a entidades sociais que cuidam do bem-estar de crianças e adolescentes. A doação para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente não prejudica outras deduções, como saúde e educação.
A comissão, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), organizou material que explica passo a passo como fazer essa doação. São panfletos que estão distribuídos nas dependências da Assembleia e também para todos os deputados estaduais. Qualquer dúvida, é só recorrer ao corpo de servidores do colegiado, no Complexo de Comissões do Poder Legislativo.
Érika Amorim frisa que "a iniciativa tem por objetivo divulgar ainda mais o ato, que é um gesto de consciência social”. A declaração do Imposto de Renda de 2018, que começou no dia 1º de março, pode ser feita até o dia 30 de abril. Ela observa que esta destinação de parcela do Imposto de Renda pode significar até R$ 83 milhões dirigidos a ações que beneficiam crianças e adolescentes.
Segundo dados da Receita Federal, em 2018, o Ceará foi o estado onde este tipo de modalidade de doação mais cresceu no País - sendo destinado R$ 1,4 milhão a fundos municipais, estaduais e federal. Isso configura uma alta de 70% em relação ao ano anterior.
Veja também

Alece tem alteração na composição das bancadas partidárias em 2025
O ano de 2025 começa com mudanças nas bancadas partidárias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A nova composição é decorrente de mud...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece
Mesa Diretora aprova propostas do Poder Executivo em reunião nesta terça-feira
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) se reuniu nesta terça-feira (11/02), em caráter extraordinário, para deliberar so...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Governador Elmano destaca avanços e prioridades para 2025 em sessão na Alece
Na abertura dos trabalhos legislativos da 3ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira (03/02), no Plenário da Assembleia Legislativa...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece