Núcleo de Comunicação Interna

"Branding - Marca de Valor" movimenta segunda edição do Comunica Alece

Por Júlio Sonsol
21/08/2024 14:22 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Projeto é conduzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Alece Projeto é conduzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Alece - Foto: Lucas Caminha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Núcleo de Comunicação Interna, vinculado à Coordenadoria de Comunicação Social, realizou, nesta quarta-feira (21/08), a segunda edição do Comunica Alece, projeto que promove rodas de conversa para debater temas relevantes para as comunicações pública e privada. O tema desta edição foi "Branding - Marca de Valor".

O evento, realizado no Complexo de Comissões da Alece, teve como palestrante Gal Kury, consultora de Marketing e professora universitária. Na oportunidade também foram apresentadas as novas marcas das emissoras Alece TV e Alece FM, pelo Núcleo de Publicidade Institucional da Casa, sob o comando da orientadora e publicitária Ticiane Morais.

O orientador do Núcleo de Comunicação Interna, Salomão de Castro, informou que o tema foi trazido com o objetivo de abordar o processo de formação das marcas, como elas são constituídas, e quais são os elementos que são levados consideração nesta construção e na consolidação de cada marca. A apresentação foi também coordenada pela servidora do Núcleo de Comunicação Interna, Virgínia Bastos, que idealizou o projeto.

" O Comunica Alece procura trazer o debate de temas da comunicação para a Assembleia Legislativa, tratando sobre como essas questões se desenvolvem no âmbito público e também privado", disse Salomão de Castro, salientando que na primeira edição, em maio, o tema abordado foi o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação. Segundo afirmou, o projeto vai trazer outros temas em novas edições, contemplando públicos interno e externo.

Branding

Em sua exposição, Gal Kury trouxe para os participantes da roda de conversa como é feita a comunicação entre a instituição, quer seja uma empresa privada ou um órgão público, com a sociedade, por meio da composição de uma marca, que simbolize, sob qualquer circunstância, a instituição.

Gal Kury, consultora de Marketing, durante exposição no evento - Foto: José Leomar

"A ideia é mostrar um pouco sobre marca e a concepção dela como uma estratégia, independente do segmento que você trabalha, da sua empresa. Ou seja, independente de se tratar de produtos ou serviços, todos querem consumir marcas", salientou Gal Kury, demonstrando que qualquer objeto de consumo está associado a uma marca.

Segundo apontou a consultora de Marketing, as pessoas buscam adquirir um produto cuja marca seja conhecida, sendo necessária uma visão estratégica na concepção desta marca. "Aqui na Alece, a gente tem várias possibilidades de como a comunicação pode ajudar e trabalhar a visão, a imagem que se tem da instituição. A gestão da marca pode ajudar a aumentar a percepção de valor de qualquer órgão. Então, esta é a ideia  que  a gente pode trazer para dentro da Assembleia Legislativa,  também", acentuou.

Sobre as marcas da Alece

Ticiane Morais revelou que atual marca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará começou a ser desenvolvida há dois anos, tendo o apoio do então coordenador de Comunicação Social, Daniel Sampaio, e continuidade na gestão da atual coordenadora, Giselle Dutra. "A gente já pode dizer que é um de sucesso a utilização da nova marca, que já foi incorporada pela Alece TV e Alece FM", afirmou.

"Todo o processo criativo dessas novas marcas durou cerca de dois meses, entre aprovação, desenho e apresentação. Agora, a gente passou por um processo de mudança da marca anterior. As novas marcas da TV e da rádio fazem parte desse processo de mudança", disse.

Atividade foi acompanhada por públicos interno e externo - Foto: Lucas Caminha

Segundo apontou Ticiane, o principal objetivo da transformação foi recolocar a nova marca no mercado. "Principalmente porque a gente vem acompanhando uma mudança originada no Governo do Estado", asseverou. A apresentação contou também com a colaboração dos integrantes da equipe do setor, Meg Banhos e Márcio Dias.

Saiba mais

Em sua primeira edição, no dia 15 de maio, o Comunica Alece colocou em pauta o tema "Os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Social", em alusão ao 58⁰ Dia das Comunicações Sociais, que neste ano foi comemorado em 12 de maio.

O projeto Comunica Alece é desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Alece, a partir de iniciativa conjunta de Salomão de Castro e da servidora do setor, Virgínia Bastos, estando aberto à participação dos públicos interno e externo durante suas atividades.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também