ASSALCE

Biblioterapia e Clube de Leitura Flor da Idade promovem encontros nesta quinta-feira (23/08)

Por ALECE
23/08/2018 19:39 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Lissie Castro, uma das coordenadoras do Programa Casulo, durante a atividade dirigida a servidores e servidoras da ALCE Lissie Castro, uma das coordenadoras do Programa Casulo, durante a atividade dirigida a servidores e servidoras da ALCE - Foto: Paulo Rocha

O “Programa Assalce Entre Artes - A Arte de Viver", promovido pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), reuniu nesta quinta-feira (23/08), servidores aposentados e ativos para o encontro do Clube da Leitura Flor da Idade e para o sétimo Encontro do Curso em Rodas de Biblioterapia.

Na ocasião, o presidente da Assalce, Luís Edson Correa, agradeceu a participação de todos e enalteceu a importância dos projetos. “Algumas academias de letras têm nos procurado para conhecer a iniciativa da Biblioterapia que a Associação criou”, destacou.

No encontro de Biblioterapia, foi apresentado o livro “A Senda do Yoga”, de Maria Laura Garcia Packer. O livro é um guia que expressa a trajetória no caminho do yoga, capaz de realizar um movimento de transformação. Trata-se de um guia ilustrado com posturas, movimentos respiratórios, séries e sequências para inspirar o leitor à prática.

A poética ficou por conta de Lissie Castro, uma das coordenadoras do Programa Casulo da Assalce e instrutora de yoga, com cursos em Hatha Yoga, Yoga Integral e Tantra Yoga. “No livro que trabalhamos hoje, a autora apresenta a filosofia do yoga, ensina práticas e trabalha a terapêutica, orientando para a busca do autoconhecimento”, frisou.

Como se desenvolve a Biblioterapia

A idealizadora do projeto, Jacqueline Assunção, ressaltou ainda que a partir do tema escolhido se faz necessário que a obra apresente um viés de remédio para determinado problema, já que o terapeuta é o livro.

Uma das facilitadoras do Clube de Leitura Flor da Idade, Lilian Rêgo, assinalou que este projeto tem dois momentos importantes. Inicialmente, é feito um resgate da infância, da adolescência, da família e, em um segundo momento, é trabalhado o livro. “Nós estávamos dando continuidade ao livro ‘A Arte de Viver’, do filósofo Epicteto, mas resolvemos que agora, a cada encontro, será trabalhado um livro diferente”, afirmou. Os encontros também passarão a ser realizados mensalmente.

Ao final do encontro, as facilitadoras do projeto “Cozinha Vintage”, Camila Rêgo e Lilian Rêgo, sob coordenação de Jacqueline Assunção, ofereceram quitutes, como quiche da vovó, para os participantes.

Veja também