Categoria Matriz

Atividades remotas promovidas pela Unipace e Assalce aproximam servidores

Por ALECE
05/06/2020 14:22 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Encontros virtuais mobilizam os servidores ao tratar de diversos assuntos Encontros virtuais mobilizam os servidores ao tratar de diversos assuntos - Julyana Brasileiro/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

O isolamento social físico não tem impedido as formas de aproximação proporcionadas pela Internet, para dar um novo formato às atividades presenciais desenvolvidas no âmbito da Assembleia Legislativa do Ceará. A Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) têm buscado produzir conteúdos em meio virtual que seriam inimagináveis devido à quarentena gerada pela Covid-19. A ferramenta Zoom, a rede social Instagram e até mesmo o aplicativo WhatsApp estão suprindo, em caráter alternativo, as atividades que se davam em ambientes físicos.

O  projeto Webinar foi idealizado pela Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace, com a finalidade de abordar temas relevantes voltadas exclusivamente para o pessoal do Poder Legislativo. “Começamos há cerca de 15 dias, sendo realizado todas segundas-feiras, a partir das 17 horas, por meio da plataforma Zoom”, explica a coordenadora da Célula, Norma David.

Para participar dos próximos eventos, conforme esclarece a coordenadora, os servidores devem requerer à célula, através do e-mail norma.david@al.ce.gov.br ou pelo WhatsApp 85.996354551, o link, com ID e senha, para o acesso da plataforma Zoom, que trasmite cada palestra. Não há limite de participantes. “Estas palestras virtuais são um meio que a Unipace encontrou para contribuir com a aperfeiçoamento profissional dos servidores, mesmo no período de isolamento social”, frisa.

Norma David avalia que o projeto foi bem formatado, porque vem recebendo uma grande adesão por parte dos servidores. “Na primeira edição do Webinar tivemos a participação de 38 pessoas, quando foi abordado o tema ‘O Profissionalismo da Gestão Pública’. Na segunda versão, tivemos a presença de 44 servidores, quando foi abordado o tema ‘Gestão do Tempo – Desafios e Possibilidades para Manter-se Produtivo’”, recorda.

Na próxima segunda-feira (08/06), o Webinar terá a participação da professora e psicóloga do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, Mayara Rios, que abordará o tema “Saúde Mental e Como Driblar a Ansiedade em Dias de Isolamento Social”.

“Esse projeto oferece a oportunidade de interação dos servidores, através de perguntas e depoimentos. Entendo também que todos, neste momento, se sentem sozinhos e gostamos de ser acolhidos, e com a plataforma Zoom, onde todos têm a oportunidade de se ver, e de socializar, é uma boa oportunidade de suprir um pouco esse lado. A Unipace está de parabéns em encampar esse projeto”, frisa Norma David. 

Projeto Diálogos Online

O coordenador da área educacional da Unipace, professor Eduardo Moreira, esclarece que o projeto Diálogos Online, transmitido às quintas-feiras através do perfil na rede social Instagram da Unipace (@unipace) é aberto ao público. “A iniciativa foi criada para que a gente pudesse levar a toda comunidade uma discussão sobre política pública, com temas de conjuntura neste momento de teletrabalho e distanciamento social”, explica.

Conforme salienta o coordenador, estão sendo discutidos grandes temas ligados às áreas da assistência social, saúde, educação, desenvolvimento, Direito e demais setores que envolvem políticas públicas. “Trazemos semanalmente convidados com experiência, que, mediados por nossa equipe, colocam grandes questões temáticas em discussão”, pontua.

Na avaliação de Eduardo Moreira, o projeto tem sido uma experiência muito positiva. “A gente tem levado a voz da Assembleia, através da Unipace, a toda população. Desta forma a instituição está cumprindo com a sua missão de levar o bom debate e o conhecimento aos servidores e a toda população, através das tecnologias digitais”, afirma.

As lives acontecem semanalmente, nas quintas-feiras, a partir das 16 horas. “A próxima temática (11/06) será ‘Conflito de poderes no Brasil atual: prejuízos republicanos e riscos democráticos’, apresentado pelo professor da Unifor (Universidade de Fortaleza) e da Uece (Universidade Estadual do Ceará), Filomeno Moraes, cientista político e doutor em Direito. O debate terá como mediador o procurador da Assembleia, Rodrigo Martiniano.

Até o momento, já aconteceram três lives promovidas pelo projeto. A primeira trouxe a ex-secretária de Estado e professora da Uece, Fátima Catunda, quando foi discutido o papel da Assistência Social e sua relação com o Sistema Único de Saúde. Em seguida, houve a presença da professora Silvana Parente, vice-presidente do Conselho Regional de Economia e ex-secretária do Planejamento e Gestão do Estado, abordando o papel do Estado na retomada da economia. A terceira contou com a intervenção do professor Emanuel Freitas (Uece), com mediação do jornalista Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), quando o tema foi o desafio da Comunicação diante da difusão de fake news.

Assalce Lives

A princípio, as atividades da Assalce foram paralisadas, em decorrência do isolamento imposto pela pandemia da Covid-19. A paralisação, no entanto, durou pouco na prática, uma vez que a assessora de Marketing e Comunicação da Assalce, Virgínia Bastos, idealizou o retorno dos programas desenvolvidos pela entidade, de forma virtual.

“A Assalce é o local de encontro dos servidores. Lá nos unimos na luta por reconhecimento e valorização profissional, mas, também, nos reunimos para confraternizar e vivenciar novas experiências. O presidente Luis Edson Corrêa (Assalce), desde o início de sua primeira gestão, acolhe e incentiva projetos que promovam arte e cultura, qualidade de vida e bem-estar entre os servidores. Consciente da importância desses momentos na vida de muitos colegas de trabalho, não poderíamos deixar de aproveitar os recursos do mundo virtual para continuar mantendo esses encontros e levar conteúdo de qualidade para todos”, frisa Virgínia.

Ela destaca que é importante, também, mostrar que apesar das dificuldades do novo, os servidores estão dando continuidade aos seus trabalhos e se adaptando muito bem ao home office. “Um de nossos objetivos com as lives, além de promover o encontro virtual entre os servidores, é mostrar como está sendo a experiência dos colegas com este novo formato de trabalho”, pontua.

Biblioterapia

As atividades remotas também buscam incentivar a criatividade e o conhecimento entre os colaboradores da Assalce. “Provocamos neles o desejo de se verem capazes de realizar novas atividades. Por isso, abrimos nossas redes sociais para que eles mostrem seus projetos, como no caso da Biblioterapia Virtual, da Oficina de Respiração e Mediação, de Costura e Práticas Criativas e de Desenho e Pintura”, aponta.

Com efeito, a Biblioterapia Virtual já está em sua terceira live, com boa participação do público e agendamento de servidores que pediram pra ingressar neste mundo. Já o Assalce Lives busca mostrar o Parlamento cearense, sendo a ideia principal do projeto é mostrar que o serviço público permanece em atividade.

“Continuamos atuantes para atender os servidores e a sociedade. E isso é fundamental que seja compreendido pela equipe do Legislativo cearense. Pois nós somos o espelho da Casa”, afirma.

Nos dois primeiros encontros do Assalce Lives foi recebida a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima, e o servidor e designer gráfico Valdo Costa, do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp). “Vale ressaltar que temos também a valorosa mediação da jornalista Arituza Timbó, da TV Assembleia. Promover a reunião virtual da família legislativa é de grande importância para manter sua qualidade de vida”, defende.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email:comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também