Comitê de Responsabilidade Social

Atividades intensificam programação da Sipatma

Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras
18/04/2024 19:17 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Sipatma será encerrada nesta sexta-feira (19/04) Sipatma será encerrada nesta sexta-feira (19/04) - Foto: Máximo Moura

A programação da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho com Meio Ambiente (Sipatma), promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS), prosseguiu nesta quinta-feira (18/04), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Pela manhã, foi realizada aula teórica e prática sobre imobilização de fraturas e luxações, bem como sobre atendimentos a acidentes, no auditório Lucila Bonfim, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). A capacitação foi ministrada em parceria com a Liga Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nela, os servidores puderam acompanhar uma aula teórica e em seguida colocar em prática o conteúdo apresentado.

O médico do trabalho do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Joaquim Garcia, destacou a importância da palestra, com o objetivo de capacitar os servidores para que possam levar este conhecimento para suas vidas. ''Situações como a de uma fratura podem acontecer a qualquer momento e o servidor estando preparado pode fazer o primeiro atendimento, que é aquela abordagem inicial que prepara o paciente para a chegada do atendimento especializado'', acentuou. 

Aula teórica e prática sobre imobilização de fraturas e luxações - Foto: José Leomar

Para Rafael Nunes, estudante de Medicina da UFC, com a capacitação, é mais fácil para os pacientes terem um prognóstico melhor, pois elas serão tratadas de imediato, o que facilitará o trabalho dos profissionais especializados e contribuirá para a qualidade de vida da pessoa atendida. ''Quem passa por este treinamento de atendimento básico e pré-hospitalar sai mais seguro e motivado para prestar o primeiro socorro e evitar a piora do paciente até a chegada dos médicos. Este atendimento pode, de fato, salvar vidas'', destacou. 

Germana Vidal, fisioterapeuta do DSAS, informou que a Célula de Fisioterapia trata pacientes idosos e jovens de todas as idades, sendo, por isso, sempre importante estar adquirindo novos conhecimentos. ''Uma prevenção atualizada, para que nosso serviço possa manter a alta qualidade”, avaliou. 

Pilates laboral mobilizou servidores à tarde - Foto: Máximo Moura

No período da tarde, a programação teve continuidade com a atividade Pilates Laboral – Conscientização postural e bem-estar.

Palestra 

Também foi realizada a palestra sobre “Gerenciamento Seguro de Resíduos da Saúde e prevenção de acidentes por perfurocortante”, no auditório do anexo III. A orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Tamires Guimarães, ressaltou que o número de acidentes com perfucortantes é expressivo, havendo a necessidade de orientações para profissionais que atuam com esse tipo de material. ''É um dos acidentes de trabalho que mais atendemos na Célula e por isso trouxemos essa palestra para atuar na prevenção e orientar também sobre o descarte desse material'', asseverou.

O engenheiro ambiental da Célula de Sustentabilidade Ambiental, João Pedro Freire, tratou sobre gerenciamento seguro dos resíduos da saúde. Conforme explicou, a Alece possui para cada anexo um plano de gerenciamento de resíduos, enquanto o anexo III, onde funciona o DSAS, possui o   gerenciamento de resíduos sólidos dos serviços de saúde conforme a legislação do Ministério da Saúde, de 28 de março de 2018. ''Na Alece há uma grande produção de resíduos, sendo fundamental o descarte correto. No total, os resíduos são classificados nos grupos A, B, C, D e E. A separação e acondicionamento são diferentes, devendo ser seguidas conforme as orientações'', destacou.

Tamires Guimarães durante palestra sobre palestra sobre “Gerenciamento Seguro de Resíduos da Saúde e prevenção de acidentes por perfurocortante” - Foto: Máximo Moura

Sobre o transporte interno de resíduos, João Pedro ressaltou que o roteiro deve ser previamente definido e ocorrer em horários não coincidentes com a distribuição de alimentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas.  ''Os equipamentos de proteção individual incluem luvas de borracha, sapato de borracha, máscara hospitalar, toucas e roupa adequada'', explanou. 

Orientações Perfucortante

A enfermeira da Célula de Segurança do Trabalho, Luzângela Medeiros, trouxe orientações para a prevenção de acidentes por perfurocortante. Dentre as recomendações, estão a atenção durante os procedimentos, não reencapar agulhas entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos. Todo material perfurocortante, mesmo que estéril, deve ser desprezado em coletores de segurança.  A enfermeira também destacou as medidas de controle para prevenção de acidentes, incluindo a substituição do uso de agulhas e outros perfurocortantes e, quando for tecnicamente possível, adoção de controle de engenheira no ambiente (coletores de descarte), dentre outras recomendações. 

Saiba mais

A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho com Meio Ambiente (Sipatma) será encerrada nesta sexta-feira (19/04), a partir das 10 horas, no hall do anexo III. 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também