Assembleia Legislativa e TCE-CE lançam livro sobre portais da transparência
Por ALECE22/09/2020 15:14
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O livro “Modelagem de transparência digital e sua aplicação em portais eletrônicos do setor público”, de autoria de Gleison Mendonça Diniz, será lançado virtualmente nesta quarta-feira (23/09), às 15 horas, com transmissão pelo YouTube do Instituto Plácido Castelo (IPC). A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com o Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), por meio da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC).
A obra, que é fruto da tese de doutorado do autor, consiste na análise da gestão da informação dos municípios cearenses, com amparo em um modelo de análise da transparência digital em portais eletrônicos. Os dados foram coletados nos sites ativos dos municípios, correspondendo a 157 portais eletrônicos, baseado em um roteiro de observação para navegação, orientada nas páginas, e de realização de entrevistas junto a gestores públicos.
Para o autor, “a publicação é uma ótima oportunidade de reflexão da gestão pública acerca de assuntos e informações cotidianas, que precisam ser continuamente divulgadas via portais eletrônicos para se atingir um nível de excelência da administração pública, no que concerne à transparência digital,” afirma Gleison Diniz.
De acordo com o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, assessorar a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado é um dos principais eixos de trabalho do Inesp, órgão técnico e científico da Casa. “Essa publicação vem facilitar o acompanhamento, a análise e a participação popular no controle do uso de recursos públicos, visando garantir o pleno exercício da cidadania e, assim, engrandecer o parlamento cearense,” ressalta.
Sobre o autor
Gleison Mendonça Diniz é Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2017). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor, 2015). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2002). Especialista em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1998). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1996).
Da Assessoria de Imprensa do Inesp
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