Assembleia inicia I Encontro de Saúde Sistêmica
Por ALECE04/11/2021 17:18
Compartilhe esta notícia:
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), abriu, nesta quinta-feira (04/11), o I Encontro de Saúde Sistêmica da Alece, que prossegue até sexta-feira (05/11), no auditório do Anexo II do Legislativo Estadual. O evento é voltado para os servidores da Casa e também tem transmissão pela plataforma YouTube. Também participaram da atividade a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, o 1º vice-presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT), o 1º secretário, deputado Antonio Granja (PDT), o líder do Governo Camilo Santana (PT) no Poder, deputado Júlio César Filho (Cidadania), e o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales.
Ao se dirigir ao público do evento, formado por servidores da Assembleia, Evandro Leitão considerou que a saúde sistêmica ampliou ainda mais a sua relevância por conta da pandemia do Coronavírus enfrentada pelo País e pelo mundo desde 2020.
Na sua avaliação, os dias atuais tornaram indispensáveis os cuidados do ser como um todo, não só pelo seu aspecto físico, mas também emocional, haja vista o desgaste que o conjunto da sociedade vem enfrentando, desde a elevação da inflação, passando por questões de saúde e também sociais, decorrentes do isolamento social adotado como medida de saúde preventiva.
O presidente assinalou que desde o início da sua gestão, tem procurado trazer elementos que possam dar um olhar mais humanizado aos servidores e servidoras. "Temos uma cultura um tanto mecanizada nas nossas relações no trabalho. Por isso queremos trazer um olhar mais humano para todos", disse Evandro Leitão, que também agradeceu a todos que compõem o DSAS pela realização do I Encontro de Saúde Sistêmica. "Estamos fazendo um gesto, demonstrando que também olhamos para os nossos colaboradores", afirmou.
Divulgação de ações
A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, idealizadora do encontro observou que o momento também é uma oportunidade para que todos os servidores da Casa conheçam os serviços de saúde e assistência implantados no DSAS, voltado ao atendimento do público interno e também da comunidade. "Também estamos colocando a importância dessa integração entre os diversos setores e de levar esse trabalho aos servidores", pontuou.
Ela lembrou que além do atendimento aos servidores e familiares, os núcleos do DSAS também estão voltados para a comunidade, levando ações da Alece para a população que habita no entorno da sede do Poder Legislativo. "Estão fazendo um trabalho social de educação e saúde, inserindo as pessoas dentro de um contexto de aprendizagem, de saúde mental. A Alece sai dos seus muros, levando orientações e informações para a comunidade", defendeu. Ela admitiu que parte desse público está em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia.
O 1º secretário da Assembleia, Antonio Granja, lembrou que há 35 anos se graduava em Medicina, se especializando em ginecologia e obstetrícia. Mas, por atender profissionalmente cerca de duas mil pessoas mensalmente, no Interior do Estado, hoje se reconhece muito mais como um médico generalista. "Sabemos que grande parte das doenças tem um fundo psicológico. Portanto, é sempre importante a abordagem sistêmica", disse.
O 1º vice-presidente da Alece, Fernando Santana, disse reconhecer o trabalho desenvolvido por Evandro e Cristiane Leitão, que orientaram a Assembleia Legislativa no sentido de se voltar ao conjunto da sociedade. O parlamentar salientou que durante as sessões itinerantes realizadas em Itapipoca e Icó foram também levados serviços para as comunidades dos municípios visitados e cidades vizinhas, demonstrando atenção com as populações.
Pertencimento
Após a abertura, a pedagoga e especialista em Abordagem Sistêmica, Isabel Lopes, ex-vice-prefeita de Fortaleza (2001/2004), apresentou a palestra "Viver é pertencer". Ela explicou que é importante trazer um olhar para dentro de um órgão como a Assembleia sobre como "o pertencimento é importante". Para a expositora, é importante cada pessoa reconhecer que faz parte de vários sistemas e desta forma esse reconhecimento é trazido para a atividade laboral.
"Quando a gente se conhece, pode decidir se vai pertencer a partir do eu criança, ou do eu julgador e crítico, ou ainda a partir meu eu adulto? Esse é o convite à reflexão", disse Isabel Lopes, que também agradeceu ao convite formulado por Cristiane Leitão, para participar do evento.
Programação
Após a palestra, houve uma roda de conversa sobre Saúde de Trabalho no âmbito das Organizações.Em seguida, aconteceu uma segunda roda de conversa do dia obre o tema "Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) e Suas Consequências". Encerrando o primeiro dia, acontece a terceira roda de conversa sobre o tema "A Implicação do Sobrepeso na Vida Cotidiana".
O I Encontro de Saúde Sistêmica da Alece prossegue nesta sexta-feira (05/11), a partir das 8 horas. O evento é realizado pela Assembleia, tendo como parceiros DSAS, Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS