Assalce

Assalce realiza última edição de 2023 do “Política Cor-de-rosa”

Por Julio Sonsol
06/12/2023 13:54 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

A primeira dama da Alece, Cristiane Leitão, falou sobre a Responsabilidade Social nas políticas públicas A primeira dama da Alece, Cristiane Leitão, falou sobre a Responsabilidade Social nas políticas públicas - Foto: José Leomar

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), realizou, nesta quarta-feira (06/12), a última edição de 2023 do projeto “Política Cor-de-rosa - Uma conversa de incentivo ao protagonismo feminino".

A iniciativa teve roda de conversa, com participação da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que abordou o tema "Responsabilidade Social e Políticas Públicas" com o intuito de conhecer melhor o entendimento e as realizações da Alece no planejamento, execução e avaliação dos impactos sociais, ambientais e econômicos dessas intervenções. O evento teve a mediação da jornalista da FM Assembleia, Magnólia Paiva.

Também participaram o presidente da Assalce e diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luís Edson Sales e a servidora Virgínia Bastos, idealizadora do projeto Política Cor-de-Rosa.

O projeto reúne parlamentares, servidores e gestores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e representantes da sociedade em rodas de conversa. O projeto foi iniciado em 2022, colocando em pauta a valorização pessoal e profissional da mulher, além de abordar o reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e político do país.

A roda de conversa encerrou as edições do Política Cor de Rosa em 2023 - Foto: José Leomar

Cristiane Leitão assinalou que o projeto surgiu por iniciativa da servidora Virgínia Bastos. "É trazido um debate sobre a importância da mulher na política e em todos os espaços de poder. Infelizmente a nossa cultura continua muito patriarcal, onde as mulheres muitas vezes não são valorizadas nos seus papéis e na sensibilidade, ou no trabalho”, pontuou. A primeira-dama disse acreditar que este tipo de debate coloca a mulher como protagonista, mostrando a importância que a mulher tem trazendo as suas ideias e a sua autonomia para que possa estar em todos os lugares onde queira estar.

Para a primeira dama, o debate mensura todas estas dimensões. Ela também salientou que os debates iniciaram no ano passado, quando foram eleitas nove mulheres deputadas estaduais, além da vice-governadora Jade Romero e a suplente de senadora Augusta Brito, que hoje está no exercício do mandato. "São deputadas atuantes que realmente colocam o papel da mulher na importância e na valorização que ele tem. As mulheres precisam ser capacitadas para concorrem nas eleições de maneira igualitária para chegar às câmaras do legislativo e do poder executivo”.

Fórum das mulheres

Cristiane Leitão acentuou que dentro da mesma conjuntura de valorização das mulheres, surgiu o fórum de mulheres de instância de partido. "Tenho muita honra de estar hoje como coordenadora, trabalhando também estas questões. A mulher precisa, inclusive, ser capacitada para concorrer em eleições de maneira igualitária". 

Ela destacou ainda que o Comitê de Responsabilidade Social foi implantado no início da gestão do presidente Evandro Leitão, em 2021, com o objetivo de trabalhar em setores como saúde, cidadania, empreendedorismo, saúde mental, e principalmente sustentabilidade e gestão ambiental. 

"Por isso a Alece foi selecionada para participar da COP 2028, que foi um momento muito rico onde apresentamos o parlamento cearense com todas as suas ações. Entre estas, a Frente Parlamentar do Hidrogênio Verde, ações de educação continuada na gestão ambiental, realizando formação com os servidores. Já estamos iniciando uma formação com todos os municípios do Ceará. É a Alece abrindo as suas portas e levando uma gestão sustentável para todo o Estado e o restante do país", considerou a primeira dama.       

Cooperação

Para o presidente da Assalce, Luis Edson Sales, a roda de conversa é uma oportunidade de mostrar aos servidores o trabalho que a Alece vem realizando para favorecer a cooperação, a integração e a harmonia entre os diferentes setores, atores e interesses da sociedade, buscando o bem comum e a solução dos problemas coletivos. "A associação abraçou a ideia de Virgínia Bastos e neste momento estamos discutindo políticas públicas voltadas para as mulheres. A atual gestão da Casa tem dado ênfase nesta questão, colocando a mulher no protagonismo de políticas públicas sociais".

De acordo com o presidente da entidade dos servidores, ao longo do ano foram realizadas várias rodas de conversa com deputados e deputadas. "Daqui saiu a ideia, que virou uma política pública dentro da Alece: a criação do Núcleo de Fibromialgia, que hoje atende servidoras com esta enfermidade. Deste projeto participaram Cristiane Leitão e toda a equipe do DSAS. A gente formatou este atendimento e hoje está recebendo muitas pessoas, com um trabalho que minimiza as dores e promove a saúde para os acolhidos".

Virgínia falou sobre a importância do aumento da participação feminina nas ações do legislativo cearense - Foto: José Leomar 

Segundo Virgínia Bastos, idealizadora e produtora do PCR, o tema escolhido proporciona aos participantes uma melhor compreensão das diversas ações realizadas pelo Comitê de Responsabilidade Social da Alece, liderado por Cristiane Leitão, e como a Alece, presidida por Evandro Leitão, tem aproveitado esse trabalho para criação de políticas publicas que orientem as ações do governo em prol do desenvolvimento sustentável e da cidadania, respeitando os direitos, necessidades e expectativas da população.

"A partir do projeto Política Cor-de-Rosa as mulheres da Casa passaram a ter mais voz e a participar com as servidoras da Alece, que hoje se engajaram em muitas atividades. Com a chegada da primeira dama Cristiane Leitão abriu-se um mundo novo dentro da Assembleia Legislativa, assegurando muito mais participação e há um melhor acolhimento das nossas ideias. As deputadas estão entendendo que é necessária esta aproximação junto ao conjunto de servidores e servidoras". 

Edições de 2023

Neste ano, o Política Cor-de-rosa realizou quatro encontros para debater  temas variados. No primeiro encontro, as deputadas Lia Gomes, Larissa Gaspar, Jô Farias e Gabriella Aguiar apresentaram as ações da Comissão de Combate à Fome e a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, apresentou a programação de 2023 do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece.

Com grande engajamento neste ano, o Política Cor de Rosa projeta novas pautas para 2024 - Foto: José Leomar

No segundo encontro, o deputado federal, Dr. Jaziel, a deputada estadual, Dra. Silvana e o médico e orientador da Célula de Clinica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Tùlio Osterne, debateram sobre a melhoria do serviço público para o tratamento da Fibromialgia.

O terceiro encontro de 2023 uniu as deputadas Dra. Silvana e Marta Gonçalves com a gestora pública, Luana Fernandes, e a estudante de Psicologia, Isabella Casale para uma apresentação das ideias do PL Mulher.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também