Comitê de Responsabilidade Social

Alece realiza Oficina de Compostagem e distribui adubos orgânicos produzidos internamente

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social
14/11/2024 13:47 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Atividade foi promovida pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social Atividade foi promovida pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social, realizou Oficina de Compostagem e Doação de Adubos, nesta quinta-feira (14/11), no Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), reforçando seu compromisso com práticas de gestão sustentável. A atividade contemplou servidores e colaboradores terceirizados do Poder Legislativo.

A Oficina, que contou com a doação de 15 kg de adubo produzido a partir dos resíduos orgânicos da Casa, foi planejada para promover o conhecimento e a sensibilização dos participantes sobre a importância do reaproveitamento de resíduos e a compostagem, prática que contribui para reduzir o impacto ambiental e enriquece o solo com nutrientes essenciais.

O adubo distribuído é fruto de um projeto iniciado no primeiro semestre deste ano, quando a Assembleia Legislativa implementou seu próprio pátio de compostagem, mostrando na prática a possibilidade de transformar resíduos em recursos valiosos. Desde a implantação, o pátio já produziu mais de 190 kg de adubo.

O engenheiro ambiental João Pedro Freire, coordenador da Sala de Gestão de Resíduos Sólidos e facilitador da atividade, destacou que o anexo II passou a contar com lixeiras orgânicas na copa e refeitórios, material que é destinado para compostagem. “Por isso, a Oficina foi destinada para esse público, para que eles possam utilizar as lixeiras orgânicas de maneira adequada e abraçar essa causa. O processo de compostagem com os resíduos que produzimos traz benefícios para o meio ambiente, como a redução de gases do efeito estufa”, afirmou.

Sobre a compostagem

Durante a Oficina, o engenheiro ambiental João Pedro Freire explicou como é feito o processo de compostagem no jardim do edifício do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) e os fundamentos do processo, bem como os resultados.

Oficina detalhou o processo de compostagem realizado no Anexo III da Alece - Foto: José Leomar

Para o processo de compostagem, são recolhidos todos os restos de alimento, como borra de café, resto de frutas e de comida em geral das lixeiras orgânicas espalhadas pelos anexos do Poder Legislativo. O material coletado é destinado para o pátio de compostagem da Alece. “É um processo de reciclagem desse resíduo que é transformado em adubo orgânico”, explanou.

Cartilha educativa

Durante o evento, também foi lançada uma cartilha educativa contendo orientações e um manual de compostagem, distribuído gratuitamente junto ao composto orgânico produzido internamente. A cartilha oferece instruções detalhadas para que os participantes possam iniciar a produção de adubo orgânico em suas próprias residências, incentivando a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

Servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa durante a Oficina - Foto: José Leomar

A iniciativa representa um passo significativo na estratégia da Alece em promover a sustentabilidade ambiental e incentivar práticas mais conscientes tanto entre seus colaboradores quanto na comunidade. Com a cartilha educativa e o incentivo à compostagem doméstica, a ação se alinha ao compromisso da Alece em multiplicar conhecimento e práticas que gerem um impacto positivo no meio ambiente. O manual está disponível no link https://tinyurl.com/yc3mz5yy .

Saiba mais

A compostagem doméstica é uma ação de grande importância, pois permite a transformação de resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários e diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a prática da compostagem contribui para a fertilidade do solo, promovendo uma agricultura mais sustentável e saudável.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também