Alece realiza Dia Rosa de prevenção ao câncer de mama
Por Júlio Sonsol16/10/2023 11:57 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social e do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), realizou, nesta segunda-feira (16/10), ação de atendimentos com mastologistas, tendo como público-alvo as servidoras do Parlamento.
Os procedimentos são realizados na sala da Célula, no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), com a atividade "Dia Rosa", dentro da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A cada turno, estão sendo atendidas 15 integrantes do quadro funcional da Casa.
Tamires Guimarães, orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, explica que a iniciativa visa a promover a saúde e bem-estar das servidoras da Alece. "Durante o Outubro Rosa, a gente dá um enfoque maior à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Porém, esse serviço já fica disponível o ano inteiro. A Casa consta com dois mastologista e as consultas podem ser marcadas durante todo o ano", acentua.
.jpg)
Atendimentos foram iniciados pela manhã e prosseguem à tarde - Foto: Bia Medeiros
Ela salienta que a ação "Dia Rosa" foi organizada ocupando os dois turnos do dia, para dar um maior enfoque e alertar sobre a importância de se procurar o serviço. "Por isso, desburocratizamos o atendimento, trazendo para o local o pessoal da assistência social e da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, sem a necessidade de agendamento prévio", explica.
Os atendimentos são feitos pelos mastologistas Elvis Lopes, no período da manhã, e Flávio Ximenes, à tarde, profissionais do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. A ação conta também com a parceria das Células de Nutrição, Assistência Social, Enfermagem e Clínica Médica do DSAS.
O médico Elvis Lopes salienta que desde a semana passada, foram iniciados eventos como blitz e distribuição de panfletos informativos para a população. "Hoje, realizamos atendimentos voltado à prevenção do câncer de mama, também com servidoras em seus ambientes de trabalho, sem precisar que se desloquem a outros locais em busca do especialista. Também atendemos pacientes que moram no entorno da Alece", afirma.
Sobre o câncer de mama
O profissional de saúde destaca também que o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres no mundo. "Em 2023, estima-se o surgimento de cerca de três mil novos casos de câncer de mama no Ceará, o equivalente a quase 28% das ocorrências estimadas de câncer entre as mulheres no Estado. No entanto, apesar da alta incidência, estudos recentes apontam que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura", avisa.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, segundo o médico, incluem a presença de um caroço endurecido e indolor, alterações na pele da mama, mudanças no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. "Para a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda exames clínicos regulares a partir dos 40 anos e o exame de mamografia a partir dos 50 anos", orienta Elvis Lopes.

Parte dos gestores e servidores da Alece envolvidos no Dia Rosa - Foto: Bia Medeiros
O diretor do DSAS, Luíiss Edson Sales, afirma que o Dia Rosa faz parte das ações desenvolvidas ao Outubro Rosa, realizadas a cada ano pelo Departamento. "Mais uma vez a gente inova, com equipes da enfermagem, do serviço médico e com o pessoal do Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho, que tiveram esta iniciativa", aponta.
O diretor acentua que o Departamento prima pela sua missão de prevenção e promoção da saúde. Ele salienta que todas as servidoras podem, durante todo ano, se cadastrar para realizar a linha do cuidado. "Temos o apoio da nossa primeira-dama Cristiane Leitão e do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, para as questões de saúde dos servidores, que são o maior bem que temos", defende. Ele salienta que estão sendo disponibilizados também exames de mamografia, complementando o que chama de "linha do cuidado".
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Celebração de Natal do MMLC reúne parlamentares, gestores e servidores da Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), realizou, nesta segunda-feira...
Autor: Julyana Brasileiro e Salomão de Castro
Curso do Projeto Bem-Me-Quero trata de Inteligência Emocional e Autoestima
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), em parceria com a Escola Super...
Autor: Júlio Sonsol