Comitê de Responsabilidade Social

Alece realiza blitz informativa sobre Setembro Amarelo

Por Paulo Veras
06/09/2023 12:18 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Deputados Evandro Leitão e Juliana Lucena, com gestores e servidores da Alece, durante a atividade Deputados Evandro Leitão e Juliana Lucena, com gestores e servidores da Alece, durante a atividade - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas do Comitê de Responsabilidade Social, realizou blitz alusiva à campanha institucional Setembro Amarelo, no cruzamento da avenida Pontes Vieira com a rua Barbosa de Freitas, na manhã desta quarta-feira (06/09).

A ação fez parte da programação da campanha, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre  valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O evento contou a presença do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), que reforçou a importância dos poderes públicos atuarem em um tema tão relevante para a sociedade. Durante o evento parlamentares e servidores da Alece distribuíram panfletos entre os pedestres e motoristas que passaram no local com conteúdo explicativo sobre a questão da saúde mental e preservação da vida.

“A Assembleia já possui um trabalho forte na prevenção ao suicídio feito pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa. Com nossa gestão sistêmica, temos potencializado o papel do poder público nas ações e discussões em favor da vida”, afirmou o presidente Evandro Leitão durante o evento.

Deputado Sargento Reginauro durante a blitz - Foto: José Leomar

Participação de parlamentares e servidores

A atividade foi marcada pela presença de deputados estaduais, gestores e servidores da Alece. A deputada Larissa Gaspar (PT) chamou atenção para os altos índices de suicídio no país. Ela defendeu a necessidade de fortalecimento das políticas públicas. “Apresentamos uma proposição para criar um plano estadual de prevenção ao suicídio. Precisamos prevenir e tratar deste tema tão importante”, reforçou.

O deputado Guilherme Bismarck (PDT) destacou a participação dos parlamentares no evento. “É necessário que informações sobre os cuidados com a saúde mental cheguem para toda a sociedade. Temos visto jovens com questões de depressão graves, e é importante cuidar no início para que o problema não se agrave”, afirmou.

Deputados Guilherme Sampaio, De Assis Diniz, Jô Farias e Simão Pedro - Foto: José Leomar

Presente à atividade, o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS), Luis Edson Sales, lembrou que o Poder Legislativo estadual já possui amplo trabalho na área. “Já tínhamos profissionais de psicologia e psiquiatria. Com a chegada da Célula de Saúde Mental, trazida pelo presidente e pela primeira-dama Cristiane Leitão, temos hoje suporte multiprofissional de qualidade no Departamento”, expôs.

Também participaram da blitz os deputados Simão Pedro (PSD), Guilherme Sampaio (PT), Nizo Costa (PT), Marcos Sobreira (PDT), Jô Farias (PT), Diassis Diniz (PT), Renato Roseno (Psol), Juliana Lucena (PT) e Sargento Reginauro (União).

Saiba mais

O Setembro Amarelo teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O período contempla a data de 10 de setembro, que transcorre neste domingo, alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Ação teve presença maciça de parlamentares, gestores e servidores da Assembleia - Foto: José Leomar

Programação

06/09 a 29/09: Grupo de Exercício Sistêmico. Horário: quartas-feiras às 15 horas e quintas-feiras às 10 horas. Local: salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas - Segundo andar do Anexo III da Alece.

10/09: Dia Nacional da Prevenção ao Suicídio - Caminhada. Horário: 16h30min. Local: Beira-Mar de Fortaleza - Concentração no cruzamento da Av. Rui Barbosa com Av. Beira-Mar

13/09 a 30/09 - Setembro Amarelo itinerante. A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas visitará escolas da rede pública realizando a Oficina Despertar.

18/09 e 20/09 - Roda de Conversa “Todos juntos pela Vida” Valorização da vida no Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi),  Prosa e Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Data e Horário: 18/09 - 9h (PROSA) e 14h (Sapi) / 20/09 - 10h (DSAS). Local: auditório Lucila Bomfim - Anexo III da Alece

23/09: Alcance - Informações para os jovens em preparação ao Enem. Horário: 7h. Local: Alcance - auditório do Anexo II.

28/09: Cine Alece. Horário: 8 horas. Local: auditório Murilo Aguiar.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também