Alece promove discussão sobre LER/DORT e lança Proergo
Por Paulo Veras, com Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece28/02/2024 13:51 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social, promoveu, nesta quarta-feira (28/02), roda de conversa sobre Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). A data foi escolhida por se tratar do Dia Mundial de Combate às LER/DORT. Durante o evento, no auditório Murilo Aguiar, foi lançado o Programa de Ergonomia para Prevenção de Doenças Ocupacionais (Proergo).
A ação foi uma iniciativa da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, que integra o Comitê de Responsabilidade Social, com parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce).
A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, tratou da importância dos cuidados com a saúde para o êxito da gestão sistêmica. “Temos olhado para a saúde dos servidores de forma preventiva. Constatamos que o grande risco laboral na Casa é a ergometria, e, por isso, houve a decisão de criar o Proergo, pensando na qualidade de vida de todos”, afirmou.

Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, tratou sobre como surgiu o Programa - Foto: Celso Oliveira
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destacou que um trabalho direcionado à prevenção e tratamento das doenças ocupacionais já existia na Casa, por meio da Célula de Fisioterapia. “Ao sabermos do projeto da fisioterapeuta Rosilene Aragão, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, de pronto apoiamos e levamos ao conhecimento da primeira-dama, que também hipotecou apoio. Daí, hoje, entregamos o Proergo”, pontuou.
Sobre o Programa
O Proergo é um projeto no qual os todos os setores do Poder Legislativo podem solicitar a presença de profissionais especializados para a realização de atividades ergonômicas e ginástica laboral.
O médico do trabalho Joaquim Garcia explicou que a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho fará visitas aos setores da Casa, para analisar os riscos laborais causados pela estrutura física. “Dessa forma, daremos condições para que os servidores possam desempenhar suas funções de forma saudável, prevenindo os males laborais”, assegurou.
O fisioterapeuta Márcio Adriano, orientador da Célula de Fisioterapia da Alece, destacou a importância do programa. “O Proergo foi montado em cima de uma pesquisa realizada em 2022. Na época, a ginástica laboral identificou alto índice de servidores que se queixavam de LER/DORT”, lembrou Márcio. O fisioterapeuta reforçou que, com o Proergo, a Alece deseja prevenir, tratar e reduzir o número de servidores da Casa acometidos com as doenças decorrentes de esforços repetitivos.
Roda de conversa
A roda de conversa sobre a LER/DORT recebeu Joaquim Garcia, médico do trabalho, Márcio Adriano, orientador da Célula de Fisioterapia, Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional, e Socorro Bezerra, coordenadora do setor de Pilates.

Atividade foi realizada no Auditório Murilo Aguiar - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Os participantes debateram as melhores formas de prevenção e combate às LER/DORT, acentuando quais as práticas devem existir no ambiente de trabalho. Logo após a roda de conversa, a fisioterapeuta Rosilene Aragão expôs mais detalhes de funcionamento do Proergo.
Saiba mais
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Geralmente estão relacionados ao ofício dos profissionais e prejudicam a produtividade laboral, comprometendo a saúde do trabalhador.
Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial de Combate à LER/DORT é celebrado anualmente no dia 28 de fevereiro. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o número de casos dessas doenças cresceu 184% entre 2007 e 2016, destacando-se negativamente entre as lesões que mais afastam os profissionais do trabalho.

Solicitações de serviços do Proergo podem ser feitas por meio do Qr-code - Arte: Publicidade da Alece
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Servidores da Alece atuam como agentes multiplicadores de ações sustentáveis
O compromisso com o meio ambiente é um chamado urgente e cada pessoa tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Na Alece, projetos e cam...
Autor: Julyana Brasileiro
Oferta de serviços e orientação sobre prevenção de acidentes encerram SIPATMA na Alece
A Alece finalizou, nesta sexta-feira (25/04), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025 com uma série de s...
Autor: Paulo Veras