Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Alece promove blitz de conscientização sobre Outubro Rosa

Por Júlio Sonsol
04/10/2023 13:59 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Participantes da blitz durante a atividade, no Anexo III Participantes da blitz durante a atividade, no Anexo III - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), e da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira (04/10), blitz no hall da sede principal, nos anexos II e III da Casa, abordando a saúde da mulher, reforçando a importância do autocuidado na prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

A presidente de honra do MMLC, ex-deputada estadual Meire Costa Lima, explicou que a campanha é realizada anualmente em outubro. "É um trabalho de conscientização da prevenção do câncer de mama, onde as mulheres possam fazer seus exames. A campanha procura chamar a atenção para que as mulheres não deixem de fazer os exames. Ainda há muitas que não fazem e o índice de mortalidade das vítimas da doença ainda é alto", frisou.

Meire Costa Lima asseverou que para além da campanha, a prevenção deve ser uma atividade diária das mulheres, que podem fazer autoexames. "Mas o Outubro Rosa é dedicado para que a gente possa conscientizar e chamar as mulheres que ainda não aderiram a estas práticas", completou.

Fatores de risco

Segundo afirmou a vice-presidente do MMLC, Adriana Torquato, além da blitz realizada nesta quarta-feira, também serão feitas palestras e campanhas fora da Assembleia, mostrando que a hereditariedade não é o único fator de risco para que alguém contraia o câncer. "Lógico que o fator hereditário tem de ser levado em consideração. Mas na realidade, qualquer pessoa pode ser acometida pela doença", afirmou.

Colaboradoras terceirizadas da Alece recebem orientações durante a blitz - Foto: Paulo Rocha

Adriana Torquato lembrou que os profissionais da área de saúde estão sempre informando que a vida moderna e a alimentação praticada podem levar ao acometimento da enfermidade. "A falta de cuidado e de toque em nós mesmas pode agravar. Às vezes aparece um nódulo repentinamente. Por isso, veja, se toque, se cuide e se previna", aconselhou.  Ela recomendou que na rotina cotidiana, haja cuidados com a prevenção.

A psicóloga Júlia Penaforte, da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), participou da blitz. Segundo afirmoum, a ação também está buscando a sensibilização e conscientização das mulheres. "A Célula de Psicologia, que tem como orientadora Conceição Guerra, não podia faltar nesse evento", considerou a profissional.

De acordo com Júlia Penaforte, a Célula disponibilizou para a blitz o grupo voltado a pacientes oncológicos, que atende às sextas-feiras. "Convidamos todas as mulheres a fazerem parte deste grupo", destacou na ocasião. Os profissionais entregaram cartões informativos ao público dando orientações sobre autoexames e o lacinho, símbolo da campanha Outubro Rosa. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também