Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará

Alece participa de mesa redonda na inauguração da Casa Brasil IBGE/Ceará

Por Júlio Sonsol
19/11/2024 10:57 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Treinamento para recenseadores do IBGE, realizado no Anexo II da Alece, em setembro de 2023 Treinamento para recenseadores do IBGE, realizado no Anexo II da Alece, em setembro de 2023 - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Limites e Divisas Territorial do Estado do Ceará (Celditec), vai participar da solenidade de inauguração da Casa Brasil IBGE/Ceará (Edifício s/n Seplag - Térreo - Cambeba/Fortaleza), no próximo dia 3 de dezembro. O evento também terá a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, e do diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa.

De acordo com o coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, esta é a segunda Casa Brasil IBGE a ser inaugurada no País, com a primeira tendo atuação em Recife (PE). "É, para nós, motivo de satisfação porque estamos há muito tempo trabalhando com o IBGE, com o Ipece, notadamente na questão dos limites intermunicipais", explica.

A participação de Luís Carlos Mourão no evento será durante a Mesa Experiências Exitosas  da parceria Ipece/IBGE/Alece - Limites Municipais e Divisão Político-Admistrativa, prevista para às 14 horas. Conforme aponta o coordenador, a Alece aprovou em 2019 a lei que promoveu a regulamentação dos limites dos 184 municípios cearenses.

Articulação com Pernambuco

"Nós fizemos a atualização dos descritivos, para que a a legislação fosse aprovada aqui pela Casa. Hoje ela é modelo não só para o Ceará, mas para o Brasil. Houve trabalho de pesquisa, junto com o IBGE e Ipece  em todas esse limites. Estamos, também, formalizando convênio com a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), para que fica mais nítida a divisa entre os dois estados", considerou.

O trabalho, conforme salientou Luís Carlos Mourão, tem a participação do IBGE, e está se antecipando a um possível litígio entre as partes. "Estamos fazendo uma verificação dos equipamentos públicos, do sentimento das pessoas que moram nessas nas áreas limítrofes entre os dois estados, e após os levantamentos, será apresentado um estudo às duas casas legislativas para que a divisa que contemple os interesses de cada estado", acentua. 

O trabalho realizado na divisa entre o Pernambuco e o Ceará tem a participação das Assembleias Legislativas do Estado do Ceará, e de  Pernambuco, o Ipece do Ceará e a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), além da Fundação IBGE. 

A mesa com o tema "Experiências Exitosas" terá também a participação do analista de políticas públicas do Ipece, Cleyber Nascimento de Medeiros, e do chefe da Unidade Estadual do Ceará do IBGE, Francisco Moreira Lopes, além de Luís Carlos Mourão.   

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também