Alece oferta ginástica laboral semanal aos servidores. Participem!
Por Paulo Veras11/08/2025 12:15 | Atualizado há 23 horas
Compartilhe esta notícia:

A Alece, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, disponibiliza para os servidores e servidoras uma sessão semanal de ginástica laboral realizada no próprio ambiente de trabalho.
Segundo Amanda Melo, articuladora do CRS, o serviço tem como objetivo prevenir o principal risco de doença laboral na Alece, que é a questão ergonômica. “O desenvolvimento da ginástica laboral como atividade de prevenção é fundamental, assim também como o ProErgo, que é o Programa de Ergonomia da Casa”.
Amanda reforça a importância de todas as ações da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, em especial, a ginástica laboral. “Trabalhamos com prevenção. A partir do momento que a laboral vai aos setores, desenvolve atividades e pausas necessárias, contribuímos na prevenção de várias doenças".
A articuladora cita a capacidade e a dedicação da equipe, formada hoje pelas fisioterapeutas Joice Camurça, Marjory Paixão e Helia Paiva, como um dos motivos do engajamento cada vez maior dos servidores.

Parte da equipe responsável pela ginástica laboral nos setores da Alece. Foto: Paulo Veras
A fisioterapeuta Joice Camurça, uma das condutoras da ginástica laboral, pontua sobre a importância da ação. “É uma pausa na qual você tira de 5 a 10 minutos no seu horário de trabalho e isso reflete de forma positiva tanto no corpo como na mente, além de ser um momento descontraído e que gera interação entre os colegas”, avalia.
Ela afirma que todos podem fazer os exercícios sem medo. “Quando formamos uma nova turma, solicitamos que cada servidor responda a um questionário. Com base nas respostas, nós definimos o tipo de exercício necessário. Depois, temos avaliações semestrais para medir a eficácia”.

Marjory Paixão, fisioterapeuta da equipe, diz que as sessões são semanais em virtude do aumento da procura pelo serviço. “Vários setores estão solicitando a laboral e isso é muito positivo. Daí, definimos colocar uma sessão por semana em cada setor para que mais servidores possam ser atendidos e beneficiados”, argumenta.
Ela explica que para solicitar a ginástica laboral é necessário que pelo menos cinco servidores do setor assumam o compromisso de participação. “Basta vir até a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho com uma requisição assinada pelos servidores. A partir daí nós definimos dia e horário em que o setor receberá a laboral de acordo com os espaços na agenda”.
Dicas para a rotina
- Faça pausas regulares: levante, respire fundo e mude o foco dos olhos por alguns minutos;
- Evite cruzar as pernas por muito tempo, melhora a circulação;
- Alongue panturrilhas e tornozelos, principalmente, nas pausas;
- Atenção à postura: ajuste a cadeira e a altura do monitor para evitar dores;
- Organize o espaço de trabalho: ambientes limpos e organizados reduzem o estresse;
- Descanse a visão a cada 20 minutos, olhe para um ponto distante por 20 segundos;
- Hidrate-se: tenha sempre uma garrafinha de água por perto e beba ao longo do dia.
Serviço
Para mais informações sobre a ginástica laboral da Alece e outros serviços e ações da célula: (85) 2180-6530 / 2180-6532 ou presencialmente no primeiro andar do Anexo III da Alece.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: Alece conta com ações contínuas
A segurança e o bem-estar dos servidores são prioridades para a Casa do Povo, por isso, ações que promovam um ambiente de trabalho adequado e com qual...
Autor: Julyana Brasileiro
Servidores da terceira turma do Agente Ecoa concluem curso com foco na sustentabilidade
A terceira turma do projeto Educação Continuada e Orientada Ambiental (Ecoa) concluiu, nesta terça-feira (08/07), o curso que teve como objetivo difun...
Autor: Julio Sonsol