UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Alece inscreve para curso sobre violência política de gênero

Por Julyana Brasileiro
27/03/2024 07:04 | Atualizado há 1 mês

Curso será ministrado de 9 a 11 de abril Curso será ministrado de 9 a 11 de abril - Arte: Publicidade/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), inscreve para o curso ''A Violência Política de Gênero no Ceará: Panorama, Desafios e Enfrentamento nas Eleições Municipais de 2024''.

Voltado para servidores municipais e estaduais, o curso será realizado no formato on-line, por meio da plataforma Zoom entre os dias 9 a 11 de abril, das 14 horas às 17 horas.

As inscrições prosseguem até 8 de abril e devem ser feitas por meio do link https://tinyurl.com/4ya6e7hu . A carga horária é de 9 horas/aula.

Arte: Divulgação/Unipace

Conteúdo

O curso será ministrado pela professora Maria Eduarda Gonçalves, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora do curso de pós-graduação em Semiótica Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e atualmente pesquisadora sobre violência política de gênero na América Latina, no Brasil e no Ceará.

A capacitação pretende explorar dados relativos ao quadro de participação de mulheres na política cearense, ao entendimento da concepção de violência política de gênero e às reflexões sobre normalização jurídica, boas práticas e ações afirmativas como meios para avançar na equidade de gênero na política.

Serão abordadas questões e evidências da pesquisa em andamento de pós-doutorado “A violência política de gênero no Ceará: análise propositiva do ordenamento jurídico do estado no contexto dos marcos normativos da América Latina e do Brasil”. O estudo foi realizado pela professora Drª Maria Eduarda Gonçalves Peixoto, com supervisão da professora Dr.ª Monalisa Soares Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece.