Departamento de Saúde e Assistência Social

Alece inaugura sala de Audiologia nesta sexta-feira, 8 de dezembro

Por Assessoria do DSAS, com Comunicação Interna
06/12/2023 15:22 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Espaço contará com amplo  equipamento audiológico para realização de exames Espaço contará com amplo equipamento audiológico para realização de exames - Arte: Publicidade/Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e sua Célula de Fonoaudiologia, inaugura, nesta sexta-feira (08/12), sua Sala de Audiologia. A implantação da nova estrutura contou com apoio da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que possui formação em fonoaudiologia. 

“Conforme pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 28 milhões de brasileiros apresentam perda auditiva. Considerando esse cenário, a orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS, Socorro Timbó, viu a necessidade de uma Sala de Audiologia no Departamento. A ideia foi, então, acolhida pela primeira-dama Cristiane Leitão, que não mediu esforços para desenvolver e concretizar esse projeto. Trata-se de uma sala completa, com amplo equipamento audiológico que possibilitará prevenir, evitar e até mesmo tratar perdas auditivas, por meio da realização de vários exames”, informa o diretor do DSAS, Luis Edson Sales.

A orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS, Socorro Timbó, afirma que é preciso testar a audição de modo a preservá-la por mais tempo. “A boa notícia é que agora, em nossa Célula, serão disponibilizados exames de audiometria, impedanciometria e processamento auditivo central (PAC). Isto possibilitará o diagnóstico sobre o tipo e o grau de possíveis perdas auditivas, revelando se é necessário o uso de aparelho auditivo, e possibilitando um rastreamento do percurso sonoro, que identifica perdas no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes”, explica.

A fonoaudióloga também alerta para a necessidade de um atendimento especializado, caso sejam percebidos sinais de perda auditiva. “Se você sente dificuldade em ouvir certos sons, escuta zumbidos constantes, apresenta tonturas e tem histórico de surdez na família, é essencial cuidar de sua saúde auditiva. Passe por uma avaliação com o médico otorrinolaringologista e, se precisar realizar algum exame auditivo, estaremos à disposição na Célula de Fonoaudiologia”, informa. 

Avanços 
Na semana em que comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo(09/12), Socorro Timbó,  profissional  que possui 30 anos de atuação  no mercado de trabalho, destacou os principais avanços na área citando a Audiologia, especialidade da fonoaudiologia que diagnostica e trata distúrbios oriundos do sistema auditivo. ‘’Nós hoje temos a realização da triagem auditiva neonatal, mais conhecida como o teste da orelhinha. Isso foi um avanço dentro da fonoaudiologia principalmente na área neonatal . O bebê quando nasce é submetido ao teste que informa como está a integridade auditiva  do bebê. Também podemos notar uma fonoaudiologia  de uma forma mais dinâmica, contextualizada no próprio ambiente de trabalho. As pessoas tinham vergonha de fazer exercícios vocais e hoje sabem  da melhoria que isso traz''.

Edição: Julyana Brasileiro 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
 

Veja também