Alece imuniza servidores com vacina bivalente contra Covid-19
Por Julio Sonsol19/12/2023 10:35 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), através da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social e Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) iniciou, nesta terça-feira (19/12), a vacinação contra Covid-19 para os servidores.
Inicialmente, é oferecido um lote com 300 vacinas bivalentes contra a enfermidade aos servidores, colaboradores e funcionários terceirizados da Casa. A aplicação está sendo realizada na sala da Célula de Enfermagem, no primeiro andar do Anexo III da Alece, e ocorre, a princípio, durante esta terça-feira (19/12). Os interessados devem levar o cartão de vacina (digital ou impresso) e documento de identificação com foto.
A vacina bivalente promove a imunização contra novas variantes do Corona vírus, além da cepa original. A imunização é feita por meio de uma injeção intramuscular, administrada geralmente no músculo deltóide (parte superior do braço). Após ser absorvida e distribuída no corpo, o agente imunizante irá estimular as células a produzirem proteínas que se assemelham às cepas originais e à variante Ômicron.
Célula de Enfermagem considera boa a adesão à campanha - Foto: Bia Medeiros
A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, disse que estão sendo chamados os servidores para a vacinação, que é oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde. "As festas e confraternizações de dezembro já estão acontecendo e as férias já iniciaram. Portanto, estão acontecendo muitas aglomerações de pessoas. Tudo isso favorece a circulação do vírus da Covid".
Diante deste quadro, ela considerou que a Alece não poderia ficar de fora da campanha e vacinação. "Conseguimos essas trezentas doses para os nossos servidores que estamos disponibilizando hoje".
Quem pode imunizar-se
Estão aptas para tomar a primeira dose da vacina bivalente todas as pessoas acima de 18 anos que já receberam pelo menos duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneza ou Pfizer há pelo menos quatro meses. Já as pessoas com 60 anos ou mais, que tenham recebido a primeira dose do imunizante há seis meses ou mais, podem receber a segunda dose.
Conforme explicou a orientadora "É a mesma vacina que está sendo disponibilizada nas unidades de saúde. Aos servidores que estejam com sintomas gripais, pedimos que aguardem o intervalo de quatro semanas para poder tomar a dose do reforço da vacina bivalente".
Ela salientou ainda que a vacinação pode causar algumas reações adversas, porém isso não deve ser motivo suficiente para que as pessoas evitem a imunização. Odete Sampaio lembrou que os benefícios são muitos satisfatórios, evitando a propagação da doença na grande maioria dos casos.
Imunização é aplicada por enfermeiras do DSAS e da Sesa - Foto: Bia Medeiros
A enfermeira Lusângela Medeiros, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, que está coordenando o trabalho de vacinação, disse que a campanha está recebendo boa aceitação. "A gente espera que todos os servidores sejam imunizados. O Ministério da Saúde preconiza que a pessoa tenha acima de dezoito anos e não esteja gripado, ou com e tenha no mínimo quatro meses da última vacinação, pode ser imunizado com a bivalente”. Conforme salientou, 4 enfermeiras estão procedendo as vacinações, sendo duas profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Diversos estudos já mostraram que, com o tempo, a imunidade adquirida com a vacinação contra o SARS-CoV-2 tende a cair independentemente da vacina utilizada, além do fato do Corona vírus sofrer diversas mutações. Por isso, o Ministério da Saúde alerta sobre a importância de estar com as doses de reforço em dia para continuar protegido.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Alece realiza Semana da Enfermagem do DSAS a partir de segunda
A Alece realiza, de 12 a 16 de maio, a Semana da Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Com programação variada no Anexo III...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS
Ação do DSAS promove conscientização sobre o ruído no ambiente de trabalho
A Célula de Fonoaudiologia do DSAS realizou, nesta quarta-feira (30/04), uma blitz pelos ambientes de trabalho da Alece para aferir o nível de ruído d...
Autor: Julio Sonsol
Estudantes de Terapia Ocupacional visitam Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece
A Alece possui diversos serviços em áreas como saúde, educação, cidadania, inclusão que são referência pela qualidade, o que faz com que visitas insti...
Autor: Julyana Brasileiro