Diretoria Legislativa

Alece implanta ProDocs no Departamento de Gestão de Pessoas

Por Júlio Sonsol
25/11/2024 12:10

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Gestores da Alece durante a atividade no DGP Gestores da Alece durante a atividade no DGP - Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) iniciou, nesta segunda-feira (25/11) a modernização de sua gestão administrativa, com a implantação do Sistema de Virtualização do Processo Administrativo  (ProDocs), no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP). Com o novo sistema, que faz parte do projeto Alece 2030, todos os processos serão totalmente digitalizados e passarão a ser geridos de forma virtual. O ProDocs é considerado um avanço significativo em agilidade, segurança e transparência nos serviços prestados aos servidores e servidoras.

No ato de implantação do ProDocs, estiveram presentes os titulares da Diretoria Administrativa e Financeira,  Paulo Neiva, da Diretoria Legislativa, Fabrício Machado, a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima, e o gerente do ProDocs, Kaio Fragoso, assessor jurídico da Departamento de Documentação e Informação (DDI).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PT) destaca a importância do Prodocs para a modernização da instituição. "A implantação do ProDocs representa um marco na nossa gestão, ao tornar os processos administrativos mais ágeis e acessíveis. Além disso, esta mudança é parte do compromisso da Alece com a sustentabilidade, ao diminuir significativamente o uso de papel e promover práticas ecologicamente responsáveis", acentua.

Apoio

Fabrício Machado considerou que a nova plataforma vai dar mais eficácia e transparência em todos os processos da Casa. "Neste momento, quero enaltecer o trabalho e o apoio institucional fundamental do nosso presidente deputado Evandro Leitão. Também realizaram um trabalho eficiente a diretora geral Sávia Magalhães, o diretor administrativo Paulo Neiva, e a diretora do Departamento de Administração, Lise Novais", afirmou.

Conforme o diretor legislativo da Alece, o ProDocs é uma plataforma que vem dar mais eficácia e mais transparência a todos os processos legislativos da Alece, iniciando pelo DGP. Ele avisou que a transferência de plataforma administrativa irá possibilitar respostas mais eficientes e mais rápidas, além, de colaborar com a sustentabilidade da Assembleia Legislativa, na medida que é reduzida a produção de resíduos sólidos dos processos físicos então existentes.

"Tudo isso vem mais uma vez corroborar com o protagonismo da Alece na questão administrativa, da transparência, e da sustentabilidade. Está se iniciando pelo pelo DGP, que é uma área bem sensível da Casa. Mas a gente tem toda uma programação para que toda a Assembleia Legislativa  vá aderindo à  nova plataforma. A transição em todos os setores será bem planejada e tranquila. Acredito que até fevereiro de 2025, a transição deve ser concluída", estimou.

Efetivação

O diretor Paulo Neiva observou que o presidente da Alece, Evandro Leitão, e a diretora geral Sávia Magalhães vêm apoiando a efetivação de um contrato de inovações tecnológicas importantes. Entre estas as informações da plataforma eSocial, remetidas à Receita Federal; o novo Diário Oficial da Alece, para publicizar os atos administrativos da Casa; o redesenho do site e subsites da Alece; e mais dois processos de inovações tecnológicas, o ProDocs e o Prolegis,  sob a gestão de Fabrício Machado.

"Estamos iniciando a implementação do ProDocs no DGP. Vamos começar com a digitalização dos processos internos e na evolução alcançaremos toda a Casa. É importante a instalação, porque ele vai melhorar os processos administrativos em suas tramitações e todos os órgãos terão a oportunidade de rever os seus fluxos, melhorando os serviços prestados à comunidade e aos servidores", disse Paulo Neiva.

Servidores beneficiados

A diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, explicou que considera uma honra ser a primeira área da Casa a receber o Prodocs. "É um avanço no DGP, que está sempre em parceria com a Diretoria Legislativa e com a Diretoria Administrativa Financeira. Receber esse projeto de suma importância para a modernização dos trabalhos da Alece é algo que vem sendo planejado e pensado desde a formatação de trabalho do  Projeto Alece 2030, que traz economia, conscientização e modernização", afirmou.  

Na avaliação de Elenice,  a Assembleia Legislativa e os servidores serão muito beneficiados e por essa modernização, que traz também várias economias. "Economia de tempo, de papel e ajuda a preservar o meio ambiente", afirmou. O ProDocs, de acordo com a diretora, facilita o acesso do servidor aos seus dados, fornecendo informações que ele busca. "Tudo vai estar digitalizado. Após dar entrada no processo, ele pode entrar de forma virtual e acompanhar todo caminhar do processo, por onde ele vai tramitar, por onde ele vai passar. Tudo vai ser de forma virtual", acentuou.

Elenice Ferreira Lima, diretora do DGP - Foto: Pedro Albuquerque

O gerente do ProDocs, Kaio Fragoso, salientou que com a implantação do Sistema, processos essenciais para a vida funcional dos servidores serão mais acessíveis e eficientes. Entre os processos incluídos na digitalização estão aposentadoria, lotação, certidão de tempo de contribuição, auxílio funeral, pensão, mudança de nome, exoneração e diversos tipos de licenças, como maternidade, paternidade e para tratamento de saúde. Esses processos agora poderão ser iniciados, acompanhados e finalizados no ambiente virtual, proporcionando um acesso mais rápido e seguro às informações.

"A virtualização desses processos administrativos é uma medida estratégica, que não só reduz o tempo de resposta aos servidores, mas também elimina a necessidade de documentos físicos, contribuindo para a sustentabilidade e uma gestão mais eficiente", disse Kaio Fragoso, salientando que o novo sistema permitirá que os servidores e gestores acompanhem a tramitação de seus processos em tempo real, aumentando a transparência e o controle sobre as ações administrativas.

Além disso, a digitalização dos processos administrativos visa otimizar o fluxo de trabalho no Departamento de Gestão de Pessoas, agilizando a tramitação de documentos e proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente para os servidores da Casa.

Kaio Fragoso, gerente do ProDocs - Foto: Pedro Albuquerque

Saiba mais

O ProDocs é parte de um conjunto de iniciativas da Assembleia Legislativa para integrar tecnologia e inovação aos processos administrativos, promovendo uma gestão pública mais eficaz e alinhada com as demandas atuais da sociedade. Essa modernização fortalece o compromisso da Alece com uma administração transparente, acessível e sustentável, buscando sempre melhorar o atendimento aos servidores e oferecer serviços mais ágeis para a população.

A implantação do ProDocs no DGP representa um modelo a ser expandido para outras áreas administrativas da Alece, fortalecendo o papel da Casa como instituição pioneira na modernização e digitalização dos seus processos internos.

Edição: Salomão de Castro

 

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