Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Agosto Lilás tem atividades em defesa das mulheres

Por ALECE
17/08/2021 08:13

Compartilhe esta notícia:

Procuradoria Especial da Mulher ampliou canais para apresentação de denúncias Procuradoria Especial da Mulher ampliou canais para apresentação de denúncias - Arte: Divulgação/ Alece

O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), a Célula de Qualificação dos Servidores (por solicitação do Núcleo de Saúde Mental), a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) realizam eventos alusivos ao Agosto Lilás, que tem como objetivo trazer a atenção de toda sociedade brasileira para a questão da violência praticada contra as mulheres.

De acordo com a secretária do Movimento, Viviane Vale, será uma demonstração de como todos recebem os assuntos ligados à violência praticada contra as mulheres. “A gente pode usar esse tipo de evento para educar e conscientizar a todos. É uma bandeira nossa e isso é muito importante para quem faz a Assembleia”, pontua.

No próximo dia 26 de agosto, em horário ainda não definido, conforme anunciou a integrante do MMLC, acontecerá a aula inaugural da segunda turma do projeto Bem-Me-Quero, voltado para mulheres em cumprimento de pena – em regime aberto ou semiaberto – e familiares do sexo feminino de apenados, A iniciativa visa a resgatar a autoestima e fortalecer a inteligência emocional das participantes.

“Nesta nova turma haverá também mulheres vítimas de violência doméstica indicadas por juízes que trabalham em cima de temáticas restaurativas”, explica Viviane Vale. Ela destaca que neste mês a Lei Maria da Penha completa 15 anos.

A procuradora Especial da Mulher do Poder Legislativo, deputada Augusta Brito (PCdoB), ressalta que a população e o Poder Público devem estar atentos e destaca a contribuição dessa importante legislação brasileira. “A lei significa um grande avanço. Precisamos divulgar. Por isso estamos sempre levando a questão para que as pessoas saibam o que existe em cada artigo, para cobrar que ela seja efetivada e executada da forma que está prevista. O nosso papel não é só dizer que a lei existe, mas dar o conhecimento do que se trata, para que efetivamente seja executada”, afirma.

Webinar

A Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realiza nesta terça-feira (17/08), às 16 horas, Webinar sobre o tema “Agosto Lilás: Reflexão e Conscientização pelo fim da Violência contra a Mulher". O assunto será abordado por Noêmia Landim, defensora pública do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) e pela psicóloga Úrsula Goes, que atua diretamente junto ao Núcleo. O evento é privativo para servidores e convidados. Para participar, o interessado deve acessar o link https://bit.ly/3jVktVE e realizar sua inscrição.

O Webinar é transmitido ao vivo todas as terças-feiras, por meio da plataforma Zoom, na Internet. Os temas abordados são diversificados e sugeridos pelos próprios servidores, com o objetivo de levar informação e manter a interação dos colegas das diversas áreas do Poder Legislativo durante o período de isolamento social. O tema foi solicitado pelo Núcleo de Saúde Mental, coordenado por Rejane Sales, para acompanhar a campanha Agosto Lilás, realizada neste mês em todo o Brasil.

Outras ações

A Assalce também  promove ações em apoio ao Agosto Lilás, em parceria com o Núcleo de Comunicação Interna. Durante todo o mês, serão apresentados no Portal do Servidor e nas redes sociais da Assalce conteúdos para fortalecer a luta de combate à violência contra as mulheres.

A Alece, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, lançou, em junho deste ano, o Zap Delas, o novo canal de comunicação direta destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 9.98140754.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e contam com servidoras capacitadas para identificar possíveis casos de violações contra mulheres.

Para a deputada Érika Amorim (PSD), a campanha Agosto Lilás é uma oportunidade de ampliar os canais de denúncias. “Durante o Agosto Lilás, reforçamos a divulgação dos canais de comunicação em apoio às vítimas, além de ações sociais para garantir o combate à violência contra a mulher, para que as pessoas tomem conhecimento, que saibam onde buscar ajuda e ajudem outras pessoas que estejam precisando”, aponta.

Serviço:

Zap Delas: (85) 9.98140754

Central de Atendimento à Mulher: Disque 180

Serviço de Proteção de Crianças e Adolescentes com foco em violências sexuais: Disque 100

Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente: (85) 3101.2044

Casa da Mulher Brasileira do Ceará: (85) 3108.2931/2992

Delegacia da Defesa da Mulher de Fortaleza: (85) 3108.2950.

JS, com informações da Agência de Notícias da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também