Agência de Notícias da AL completa 8 anos aproximando o cidadão do Poder
Por ALECE06/09/2018 13:05 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

A Agência de Notícias da Assembleia Legislativa completa oito anos de atuação e, como forma de marcar o trabalho realizado nesse período, lança identidade visual, que ressalta a conexão com a informação e a sociedade cearense.
Responsável pela produção de matérias jornalísticas veiculadas no Portal do Poder Legislativo, a Agência proporcionou a institucionalização do conteúdo jornalístico no meio digital da AL. A iniciativa possibilitou um avanço na qualidade das informações lançadas em tempo real, oferecendo maior transparência à divulgação dos trabalhos da Casa e aproximando ainda mais o cidadão do Poder.
Instituída em 2010, a Agência se consolida como fonte dinâmica e confiável de informação para o público que acompanha as atividades do Legislativo, assim como para os órgãos de comunicação.
Ao lado da TV Assembleia, da FM Assembleia, do Jornal AL Notícias, Revista Plenário, Mídias Sociais, Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna, cujo núcleo foi lançado este ano, a Agência integra o Complexo de Comunicação da Casa.
Para o coordenador de Comunicação Social da AL, Ilo Santiago Jr., "a Agência de Notícias é um dos instrumentos de comunicação mais importantes da Assembleia Legislativa do Ceará. É por meio dela que a população tem acesso à informação com credibilidade, especialmente nesses tempos de fake news”.
O jornalista lembra que, no último ano, a Agência realizou a primeira reportagem especial, com o tema câncer de mama, abrangendo histórias de superação e da atuação dos legisladores na busca de ações com foco na prevenção e tratamento. “E pretendemos fazer mais, produzir outros especiais, buscando um webjornalismo na melhor concepção, um jornalismo com profundidade, diversidade na apuração e na checagem”, aponta.
Outro ponto que está na pauta atual da Agência é a convergência de mídias e a velocidade da informação das novas tecnologias, indica o coordenador. “A partir da nossa proposta de convergência, estamos trabalhando para aproximar ainda mais a população por meio das mídias sociais e das notícias produzidas na Agência de Notícias”, explica.
IDENTIDADE VISUAL E CONEXÃO
Celebrando os oito anos de existência da Agência de Notícias da AL, a Comunicação da Casa lança uma identidade visual especial para esse veículo. O analista legislativo e design gráfico Valdo Costa explica que a demanda por uma logomarca surgiu da necessidade de formar uma “família de marcas para os setores de comunicação da Assembleia Legislativa".
Segundo ele, que atua no Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), órgão da AL, o conceito foi criado a partir de três planos sobrepostos que traçam os caminhos da informação, desde seu nascedouro, a produção das notícias e a transformação no produto final, que será consumido pela população por meio dos textos e coberturas realizados pela Agência de Notícias da AL.
De acordo com Costa, o elemento quadrangular final, traçado com a cor verde escura, representa assim a tela em que as notícias são lidas, seja por intermédio da tela do computador, celular ou tablet. A ideia, segundo ele, é proporcionar um diálogo entre a população e a AL por meio da Agência de Notícias. Já as cores que identificam a nova marca fazem referência às usadas pelos outros setores da comunicação da Casa, reforçando o conceito de família e unidade.
DIVERSIDADE DE INFORMAÇÃO
Com 12 repórteres, quatro editores, onze profissionais de imagem, uma revisora e quatro produtores de clipping, atualmente, a Agência produz e disponibiliza informações sobre os pronunciamentos dos parlamentares, as reuniões das Comissões Técnicas, audiências públicas, solenidades e sabatinas realizadas na AL.
Nos últimos três anos, por exemplo, foram produzidas 12.625 matérias sobre o dia a dia do Poder. Ilo Santiago Jr. ressalta que a equipe qualificada dá credibilidade para as notícias a que a população tem acesso.
Também são divulgadas, por meio da Agência, as atividades da Universidade do Parlamento, do Inesp e os diversos serviços prestados pela AL em parceria com órgãos do Poder Público, além dos eventos de interesse da população que são realizados pela Casa do Povo.
Diariamente, são publicadas ainda notícias sobre a vasta programação da TV Assembleia e da FM Assembleia, possibilitando que o público acompanhe os temas e convidados dos programas.
O internauta que acessa o Portal tem à disposição ainda um banco de imagens das atividades da AL, um clipping da cobertura da imprensa local sobre a AL, um canal aberto com a Agência por meio de e-mail institucional, uma enquete semanal sobre assuntos em pauta na sociedade e links de sites e blogs locais e nacionais.
“A Agência divulga outros veículos de comunicação que têm a mesma missão dela: aproximar o Poder Legislativo da sociedade cearense. E é essa a nossa missão como comunicação pública. A Agência está de parabéns pelos oito anos. Que novos frutos venham e que ela continue crescendo e cumprindo sua missão de informar a população cearense”, ressalta o coordenador de comunicação da AL.
(Da Agência de Notícias da ALCE)
Veja também

Núcleo de Comunicação Interna da Alece lança nova identidade visual
E aí, servidora e servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), já está por dentro da novidade? O Núcleo de Comunicação Interna está...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna
Alece FM veicula reportagem em comemoração aos 299 anos de Fortaleza
A Alece FM (96,7 MHz) veicula, neste final de semana, reportagem especial em comemoração aos 299 anos da cidade de Fortaleza. A produção vai ao ar no...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece
Presidente Romeu Aldigueri é o entrevistado do programa Conexão Alece desta segunda
O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz) e Alece TV (canal 31.1), começa a temporada de 2025 nesta segunda-feira (17/02), a pa...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece