Ciadi

Adolescentes atendidos pelo Ciadi participam de ação sobre o Setembro Amarelo na Alece

Por Guilherme de Andrade / Agência de Notícias da Alece
26/09/2025 17:39 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Atividade percorreu o DSAS Atividade percorreu o DSAS - Foto: Érika Fonseca

Os adolescentes do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participaram de atividade especial promovida pelo órgão na tarde desta sexta-feira (26/09). A ação seguiu a temática da campanha Setembro Amarelo, voltada para a conscientização sobre a importância da saúde mental. 

Acompanhados dos terapeutas e demais profissionais da equipe do Ciadi, os jovens, com faixa etária de 12 a 16 anos, visitaram as células de Psicologia, Clínica Médica e Odontologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. Durante o passeio, eles entregaram balões amarelos acompanhados de mensagens - produzidas por eles próprios - alusivas ao tema para sensibilizar tanto os próprios participantes, como o público presente no prédio. 

Maria Gabriely compartilhou mensagem por meio de carta - Foto: Érika Fonseca

Maria Gabriely, de 14 anos, é uma das adolescentes atendidas pelo Ciadi que participou da ação. A jovem, inclusive, revelou a mensagem que escreveu na cartinha escrita por ela: “Quando estiver triste, olhe para as plantas, paisagens… Deus se importa com você! Compartilhar com Ele pesará menos. Você é especial para Ele. Não pense que não é importante. Acolha e cuide de quem você ama”.

Para ela, a experiência foi muito importante, exaltando a atuação do Ciadi: “A minha experiência foi muito boa. Eu me senti muito acolhida. Aqui eles trabalham com várias habilidades: sensoriais, sociais e principalmente a socialização com outros autistas. Eles conseguem entender mais esse transtorno e trabalhar ele melhor”. 

Psicóloga do Ciadi, Beatriz Pinheiro ressaltou importância da atividade para as crianças e jovens - Foto: Érika Fonseca

A psicóloga do Ciadi Beatriz Pinheiro explicou que a ação serve como um “momento rico e potente para o desenvolvimento” das crianças e jovens, já que, além do impacto positivo para a comunidade, também oferece um espaço para além da terapia, ajudando assim a “aprimorar as habilidades desses adolescentes”. 

“Hoje, especificamente, convidamos eles a pensar, mas também a colocar em prática o que eles aprendem de habilidades sociais. Eles trabalham comunicação, interação social, a expressão das emoções deles”, comentou Beatriz. 

A iniciativa também ajudou a expandir o conhecimento dos jovens participantes sobre saúde mental, como foi no caso de Levi Prata, de 15 anos. Para o garoto, a campanha “Setembro Amarelo” era uma novidade, já que até então ele nunca havia ouvido falar sobre o assunto. 

Neudemia Porto, psicopedagoga do Ciadi, comentou os resultados do trabalho com as crianças e jovens atendidos - Foto: Érika Fonseca

A psicopedagoga do Ciadi, Neudemia Porto, avaliou que o trabalho realizado pelo Centro tem dado resultados evidentes. “Muitas crianças não iam nem para aniversários e hoje estão indo, já estão se inserindo mais. Na família, às vezes, ficavam muito nos quartos com jogos, e hoje já estão interagindo e sabendo a importância de interagir e brincar com o outro”, esclareceu.

Durante a ação, as crianças e adolescentes interagiram com servidores e população presente no DSAS - Foto: Érika Fonseca 

SOBRE O CIADI

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi criado em 2021 para oferecer acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), a síndrome de Down.  

O Centro também desenvolve ações de sensibilização da sociedade sobre TEA e T21, capacitações para profissionais e intercâmbios com órgãos públicos e instituições privadas para multiplicar práticas exitosas de inclusão.  

 

Edição: Geimison Maia / Agência de Notícias da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também