Acolhimento emocional em meio à pandemia marca retomada do Webinar
Por ALECE10/02/2021 14:00
Compartilhe esta notícia:
Um debate sobre a promoção do acolhimento emocional em tempos de pandemia provocada pelo Coronavírus marcou a retomada do projeto Webinar em 2021, nesta terça-feira (09/02). A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, retomou o projeto com o tema “Acolhimento emocional: cuidar de si, cuidar do outro”. A atividade teve como palestrante Lucila Bomfim Lopes, servidora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará.
Lucila Bomfim alertou que a mudança de rotina, bem como o medo e incertezas em relação ao futuro, tiveram um impacto negativo na saúde mental da população, aumentando casos de ansiedade e estresse. "Com o nosso distanciamento, tivemos uma mudança brusca na nossa rotina, o que gerou em algumas pessoas casos de ansiedade, melancolia e tristeza", afirmou.
Ainda de acordo com ela, a ansiedade, quando atinge um nível acima do considerado ideal, oportuniza ao indivíduo a perda de controle de suas emoções. "O momento atípico exige de nós um processo de adaptação e uma atenção maior com a nossa saúde mental'', defendeu.
Ações relacionadas à saúde em destaque
A terapeuta ocupacional parabenizou a implantação do Núcleo de Saúde na Assembleia, projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa e apontou o acolhimento emocional como uma iniciativa fundamental para lidar com o momento de vulnerabilidade.
Segundo Lucila Bomfim, que também é gerontóloga, o acolhimento não é feito apenas por profissionais da saúde e pode ser realizado em domicílio ou no trabalho. Para oferecer apoio a outras pessoas, segundo afirmou, o importante é praticar a escuta, olho clínico qualificado e a empatia.
Para a palestrante, cuidar é um ato humanístico que envolve preocupação, solidariedade e empatia pelo próximo, sendo crucial admitir que podemos vir a precisar da ajuda de outras pessoas e de uma escuta ativa, subsídio para um melhor entendimento do que se passa com o outro. ''Ao escutar, nossos órgãos e sentidos – corpo, ouvidos, olhos, gestos – devem estar envolvidos, para que a pessoa destinatária de nosso acolhimento possa reconhecer que está sendo acolhida e compreendida'', defendeu.
Retomada do projeto
A coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores, Norma David, fez uma saudação aos servidores, destacando a retomada do projeto e agradecendo a participação de Lucila Bomfim Lopes.''É uma felicidade estar com vocês, saber que todos estão com saúde. Esse Webinar é especial não apenas por ser o primeiro do ano, mas por termos recebido uma convidada preparada para tratar sobre acolhimento emocional, tema relevante no contexto de pandemia'', destacou.
Saiba mais
O Webinar é transmitido todas as terças-feiras ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Os temas são diversificados, de forma a se levar informação e manter a interação dos servidores durante o período de isolamento social. Em 2020, 27 edições do projeto foram realizadas.Além de adquirir conhecimento, os participantes têm direito a um certificado .
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Levantamento de necessidades de treinamento da Alece prossegue até quinta-feira (28/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), orienta que com a proximidade do fi...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da UnipaceCurso ''Desafios da Gestão Pública do Século XXI'' recebe inscrições
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebe inscrições para o curso ''Desafios d...
Autor: Julyana Brasileiro, com UnipaceAlece conclui Oficina de Produção Científica
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, no dia 13 de novembro, a última etapa da Oficina de Produção Científica da Escola Super...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da Unipace