Notícia

Ações na Alece focam em saúde e informação durante o Outubro Rosa

Por Julio Sonsol
13/10/2025 14:37 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Ações da campanha Outubro Rosa na Alece seguem até o fim do mês Ações da campanha Outubro Rosa na Alece seguem até o fim do mês - Foto: Bia Medeiros

Sensibilização e informação. Essa dupla importante tem sido usada nas ações da Alece durante a campanha Outubro Rosa. Nesta segunda de manhã (13/10), duas atividades convidaram o público interno e externo a cuidar da saúde e entrar no clima da mobilização de prevenção ao câncer de mama. 

Na sede do Procon Alece, no anexo III, enfermeiras da Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) realizaram aferição de pressão e glicemia nos clientes e servidores, ao mesmo tempo em que divulgaram a campanha.

Simultaneamente, fisioterapeutas da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) fizeram uma blitz em alguns setores da Casa, ensinando a confeccionar origamis com símbolos do Outubro Rosa. Esta ação segue até quarta-feira (15/10).

Prevenção e cuidado

Valéria Cavalcante, chefe do Procon Alece, afirmou que a iniciativa é importante como cuidado e também prevenção ao câncer de mama. "Na hora que se previne, você está evitando o agravamento do câncer e, ao mesmo tempo, buscando uma possível cura. Ao fazer o autoexame você vai saber se tem ou não. Daí, já vai ao médico, para realizar o tratamento e se curar, porque hoje o câncer é curável", disse .

Ela revelou que o Procon Alece conta com muitas servidoras, além de haver muitas mulheres que buscam os serviços do órgão. Valéria Cavalcante salientou ainda que o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, tem dado apoio a todos os programas de prevenção e preservação da saúde.

Foto: Bia Medeiros

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, comentou a relevância de incentivar o autocuidado do maior número possível de pessoas e fazer o alerta sobre o câncer de mama, que é o que mais acomete as mulheres. 

"Estima-se que, a cada ano, em torno de 74 a 75 mil mulheres venham a ser acometidas com este tipo de câncer no país", informou. Ele também parabenizou a proatividade de órgãos da Casa, como o Procon, por meio de Valéria Cavalcante e do deputado Fernando Hugo, na defesa da saúde coletiva. 

Saúde integral

A enfermeira Marina Frota, orientadora da Célula de Enfermagem, considerou que ações desta natureza sempre obtém resultados positivos, uma vez que há um maior público buscando exames que podem assegurar o estado saudável ou o início de procedimentos de cura. 

"De acordo com  os resultados a gente consegue encaminhá-lo para um especialista ou um cardiologista e acompanhar esse paciente de perto, tanto nas realizações dos exames como nas orientações de saúde e prevenção", disse a orientadora.

Foto: Bia Medeiros

A enfermeira Cláudia Medina, do DSAS, que atendeu as pessoas durante a ação, ao lado da também enfermeira Lidiane Távora, disse que além de orientar sobre o câncer de mama, a ação realizada também buscou detectar possíveis pacientes diabéticos e hipertensos. 

Cláudia Medina assinalou ainda que os exames rápidos realizados nesta segunda-feira são rotineiramente levados aos demais setores da Alece ao longo do ano. "Desta vez, nós fomos chamados pelo Procon. Mas outros locais da Casa  ainda serão percorridos", disse. 

Origamis do Outubro Rosa

Diversos setores da Casa recebem, ao longo da campanha do mês, visitas com foco na sensibilização sobre o câncer de mama. Nesta segunda, as fisioterapeutas Rosilene Aragão e Ana Joice Camurça, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, promoveram uma ação lúdica com a produção de origamis com o símbolo do Outubro Rosa e falaram sobre a prevenção do câncer. 

Servidores da Alece TV participaram da oficina nesta segunda. Foto: Bia Medeiros

Entre os setores visitados está a Alece TV. Rosilene Aragão explicou que a ação foi um tutorial de como produzir origami do laço do Outubro Rosa. “Nós, fisioterapeutas ergonomistas, usamos o tempo de pausa do trabalho para uma ação ativa”. 

Segundo ela, o laço é um símbolo de luta e de autocuidado contra o câncer de mama. "Quanto mais cedo a gente se cuidar, menos riscos de adoecer a gente tem". A ação segue durante esta e a próxima semana em setores que também são contemplados com a ginástica laboral, entre outros. 

Edição: Samaisa dos Anjos 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

   

Veja também