Dicas de Saúde

Yogaterapia contempla servidores da Alece portadores de fibromialgia

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
26/06/2024 13:13 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Yelw Felicio, yogaterapeuta, durante a intervenção Yelw Felicio, yogaterapeuta, durante a intervenção - Foto: Lucas Almeida

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, por meio da sua Célula de Psicologia, nesta terça-feira (25/06), intervenção terapêutica de yogaterapia. O encontro, que teve como público-alvo os servidores da Alece portadores de fibromialgia, foi realizado na Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, no Anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), e foi conduzido pela yogaterapeuta convidada Yelw Felicio.

A yogaterapia é uma abordagem holística (integral) de saúde cuja premissa é promover o bem-estar físico, mental e emocional de forma individualizada e prescritiva. Ela é a vertente terapêutica do yoga, conjunto de pensamentos e técnicas milenares com origem na Índia que busca o equilíbrio e aperfeiçoamento do corpo e da mente. Os exercícios posturais, vocais e respiratórios são algumas das práticas empregadas pelo yoga.

"É importante reconhecer que as tradições orientais podem contribuir para a saúde integral do indivíduo. Nesse contexto, o yoga desenvolve conceitos essenciais de consciência, respiração, presença e meditação, que beneficiam o foco, a disciplina, a saúde e a qualidade de vida dos seus adeptos”, informou Yelw Felicio. A especialista ainda comparou as visões ocidental e oriental da saúde aos dois hemisférios do cérebro humano, que necessitam cooperar mutuamente.

Participantes da intervenção terapêutica, realizada no Anexo III - Foto: Lucas Almeida

Eficácia comprovada

Na avaliação do orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, Egerton Teles, o yoga proporciona uma rica compreensão do corpo humano, favorecendo a sintonia e o autocontrole. Ele também frisou que pesquisas acadêmicas do mundo inteiro comprovam seus benefícios.

“O praticante do yoga aprende a equilibrar suas energias internas, o que contribui para o tratamento de conflitos nas diversas áreas do ser. Até mesmo os transtornos de ansiedade e depressão podem ser controlados, por exemplo, pelo uso de exercícios respiratórios, que constituem um dos principais pilares desse sistema”, explicou o orientador.

Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também