Departamento de Gestão de Pessoas

Workshops trazem orientações para equipe do Projeto Realizar

Por Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro
12/08/2024 08:18 | Atualizado há 2 meses

Workshop desta sexta-feira foi ministrado pelo consultor financeiro César Wagner Workshop desta sexta-feira foi ministrado pelo consultor financeiro César Wagner - Foto: Bia Medeiros

O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), concluiu, nesta sexta-feira (09/08), a série de workshops de capacitação da equipe de orientadores do Projeto Realizar, focado em três áreas: financeira, psicossocial e de projeto de vida. A equipe buscou proporcionar orientações individuais para todos os servidores da Casa, durante atividades realizadas em três dias, no anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

A iniciativa teve início no dia 2 de agosto, com o módulo "Aspectos psicossociais: Autoconhecimento, autocuidado, autoestima e técnicas cognitivas comportamentais", ministrado  por Caroline Pires, da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), e Natércia Rios, psicóloga organizacional e assessora do DGP.

Conforme destaca a diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, o objetivo da ação é  proporcionar imersão completa sobre o Projeto Realizar, garantindo que toda a equipe do Prosa adquira o conhecimento necessário para implementar as diretrizes e alcançar os objetivos propostos.

''O objetivo é que nós, do Projeto Realizar, façamos uma imersão para que possamos no segundo semestre trazer novidades na oferta de serviços aos servidores e colaboradores da Alece. O projeto oferta os serviços de consulta financeira, projeto de vida e escuta psicoemocional. Buscamos melhorar cada vez mais a oferta de serviços de modo geral'', afirma.

Elenice salienta ainda que os três workshops promovem integração, permitindo às pessoas que trabalham nos projetos do Prosa uma imersão e que assim sejam definidas as metas do projeto para o segundo semestre. "Houve essa imersão, com troca de ideias, de onde vão surgir novos projetos e aprimoramentos", assevera a titular do DGP, salientando o alcance para todos os servidores da Assembleia Legislativa.

Sobre os workshops

O segundo workshop foi realizado no dia 5 de agosto, tendo como tema "Planejamento de vida: Avaliação Sistêmica, Metas, Sonhos e Responsabilidade Social" ministrado por Leonice Holanda  orientadora sobre projetos de vida do Projeto Realizar.

O último workshop foi realizado nesta sexta-feira (09/08), com foco no tema "Gestão Financeira: A percepção da mente financeira do servidor público", ministrado pelo consultor financeiro César Wagner. Ele salientou que durante a sua participação foram dadas sobre o processo de atendimento dos que buscam o projeto Realizar. "Nossos atendimentos aos servidores abordam a questão de investimentos, previdência privada, endividamento, cartão de crédito, e renegociação de dívidas. Tratamos individualmente quando existe a demanda, para a gente procurar saídas para o servidor", frisou.

Workshops foram marcados por atividades variadas, durante três dias - Foto: João Pedro/DGP da Alece

Ao final do workshop, conforme o DGP, a expectativa é a de que toda a equipe esteja bem preparada e motivada para aplicar os conhecimentos adquiridos, contribuindo de forma significativa para a implementação eficaz do Realizar, de acordo com a responsável pelos workshops, Isabel Cristina Angelim. Conforme revelou, 16 integrantes da equipe participaram dos eventos.

"A expectativa do Prosa é que após acompanhar as aulas, as pessoas possam compreender o mecanismo do projeto e possam ajudar as pessoas que nos procuram. É uma imersão para que todos os funcionários do Prosa saibam como é feito o trabalho com os servidores para que a possamos ver como é que funciona o programa, mostrando os três tipo de atendimento", definiu Isabel Cristina Angelim.

Momento de descontração entre os participantes do workshop realizado nesta sexta-feira (09/08) - Foto: Bia Medeiros

O Projeto Realizar, desenvolvido pelo Prosa e DGP da Alece, atendeu 189 servidores, colaboradores e terceirizados da Casa durante o primeiro semestre deste ano.

Os atendimentos prestados pelo projeto são efetivados por quatro profissionais, sendo  duas psicólogas, por meio da escuta psicoemocional e psicossocial, um consultor financeiro e uma pessoa que realiza um projeto de vida para cada servidor, dando a ele uma condição de melhoria de vida.