Webinar “Conecta Ceará” mobiliza servidores da Alece
Por ALECE15/03/2022 22:53 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (15/03), o lançamento do Webinar “Conecta Ceará”, com o tema "Transforme o mundo: conheça a Agenda 2030 e conecte-se” para os servidores do Poder Legislativo.
Na abertura do evento, a mediadora e articuladora do Conecta Ceará, Norma David, apresentou vídeo do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que destacou a importância do novo projeto do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia, capitaneado pela primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão. ''Com a primeira edição do ‘Conecta Ceará’, buscamos conectar os municípios com encontros semanais sobre temas que contemplam o Alece 2030 e seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa ideia é promover a inclusão, a difusão do conhecimento e o impulsionamento da inovação local, com trocas de experiências que gerem desenvolvimento econômico e social'', destacou.
A primeira-dama do Alece, Cristiane Leitão, idealizadora do Conecta Ceará, cumprimentou os mais de 140 participantes do Webinar e afirmou que o novo projeto foi pensado desde o início da gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). Conforme justificou, a Assembleia já ofertava um Webinar exclusivamente para os servidores, com palestras que chamaram atenção também do público externo.
''Recebemos muitas demandas para que as palestras informativas também fossem levadas aos municípios e como a pandemia trouxe essa ferramenta que facilita o acesso à informação, resolvemos partilhar conhecimento com um maior número de pessoas. O Conecta tem esse foco de levar informação para todos e esse olhar para o coletivo é justamente nossa missão como Comitê de Responsabilidade Social. O Comitê trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ligados à ONU (Organização das Nações Unidas) e busca incentivar a prática nos demais setores da Casa'', ressaltou.
Articulação de ações
A coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, Luana Brasileiro, ressaltou que o colegiado visa articular ações com parceiros como instituições de ensino, entidades da sociedade civil e governamentais, bem como agências de cooperação internacional, objetivando o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. ''Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma iniciativa de ação global para enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento mundial e fazem parte da Agenda 2030'', afirmou.
Segundo a coordenadora, há necessidade de uma gestão pública alinhada aos ODS, visto que o contexto global aponta para a urgência do compromisso coletivo e para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e mais igualitária. Em relação às ações, Luana Brasileiro ressaltou que o Comitê pretende lançar o Selo Alece de Responsabilidade Social, para premiar os municípios que alcançarem os quesitos ODS.
A controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, destacou o modelo de gestão estratégica do Alece 2030 e o modelo de governança da Alece. A Assembleia adota o modelo de governança “Três linhas” –, sendo que a primeira linha inclui a provisão de produtos e serviços aos clientes e gerencia os riscos. A segunda linha oferece a expertise, apoio, monitoramento e questionamento sobre as questões relacionadas a risco. E, finalmente, a terceira linha, desenvolvida pela auditoria interna, é responsável por uma avaliação independente, promovendo a avaliação e assessoria independentes e objetivas sobre questões relativas ao atingimento dos objetivos.
Alece 2030
Sobre as entregas e resultados do ano de 2021 do Alece 2030, Sílvia Correia ressaltou a atuação legislativa para reduzir os efeitos da pandemia da Covid-19, citando o auxílio cesta básica, isenção de tarifa de água e esgoto de contingência, pagamento das contas de energia da população de baixa renda que atendem aos requisitos 1 (Erradicação da Pobreza) e 10 (Redução das Desigualdades) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No quesito saúde e bem-estar, item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a controladora da Alece destacou as ações voltadas para o combate a depressão e prevenção do suicídio no Ceará realizadas por meio do Núcleo de Saúde Mental, realização de encontros de mediação e práticas restaurativas sistêmicas, bem como o serviço de telessaúde, que realizou mais de 6.000 atendimentos em 2021.
O Webinar Conecta Ceará contou com a participação do diretor legislativo Fabrício Machado, da coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, Heline Joyce, do coordenador dos Programas da Fundação Dom Cabral no Ceará e Rio Grande do Norte, Valdemar de Barros, do diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, e da coordenadora do Conecta Ceará, Juliana Holanda.
Saiba mais
O Conecta Ceará tem o objetivo de levar aos municípios discussões para facilitar a construção de ações integradas, com uma visão de futuro positiva e comum às cidades, gerando impactos reais na promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna