Comitê de Responsabilidade Social

Universitários apresentam projetos sociais e de empreendedorismo feitos no entorno da Alece

Por Júlio Sonsol, com assessoria do Comitê de Responsabilidade Social da Alece
07/06/2024 11:14 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Ações envolveram estudantes de oito cursos Ações envolveram estudantes de oito cursos - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social, e em parceria com alunos e professores da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoveu visitas de campo na comunidade do entorno da sede do Poder Legislativo estadual, ao longo deste semestre. A iniciativa fez parte e do acordo de cooperação técnica entre  a Casa e a instituição de ensino superior, com desdobramentos.

Nesta quinta-feira (06/06), foi realizada a apresentação dos projetos resultantes dessas visitas, na Sala H82 da Unifor. O evento, que marcou a conclusão das aulas do semestre, foi realizado com estudantes dos cursos de Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Contabilidade, Moda, Economia, Comércio Exterior e Negócios. Eles apresentaram as propostas desenvolvidas ao longo do período letivo.

A  orientadora da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, Luana Brasileiro, representou a líder do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, no evento. Ela explicou que os alunos envolvidos participaram de uma cadeira multidisciplinar de Empreendedorismo Social e gestão no Terceiro Setor. A disciplina tem por objetivo capacitar profissionais que atuam no Terceiro Setor, setor público e também em organizações privadas com interesse na gestão e elaboração de projetos sociais, visando assim o desenvolvimento político, econômico, social, ambiental e cultural do meio em que atuam.

Ações envolveram em torno de 300 universitários - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

"Nós tivemos a apresentação dessas ações e projetos, inclusive ações efetivas, realizadas com a comunidade do Pau Pelado no entorno da sede da Alece. Eles fizeram a apresentação dos resultado desses trabalhos e dos estudos feitos pelos alunos dentro da comunidade", afirmou. Ela salientou que durante o trabalho, foi feita uma avaliação junto aos moradores da comunidade sobre as principais necessidades para o desenvolvimento socioeconômico, emocional dessa comunidade.

Sobre as ações realizadas

Segundo a orientadora, foram feitas várias visitas dos estudantes, que avaliaram e fizeram em grupos os trabalhos e ações para a melhoria da comunidade. "Nós tivemos projetos na área do empreendedorismo e o fomento da arte da cultura, principalmente na parte religiosa, que a comunidade necessita bastante. Tivemos também projetos relacionados à gestão de resíduos sólidos", destacou.

"Tivemos projetos também com ações concretas de doações e de empreendedorismo para alguns comerciantes, propiciando o desenvolvimento da comunidade. Na quarta e quinta-feira passadas (5 e 6 de junho)  esses alunos fizeram apresentações dos seus projetos, das suas ações, para que a Assembleia Legislativa estivesse ciente do que havia sido desenvolvido durante os últimos três meses", afirmou, destacando que estiveram envolvidos cerca de 300 estudantes.

Durante esse período, foram conduzidas várias ações em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social, e uma pesquisa abrangente foi realizada por alunos de diversos cursos, com o objetivo de mapear possíveis problemas e propor soluções e projetos que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também