Assalce

"Um Novo Tempo" é tema do "Em Rodas de Biblioterapia" desta semana

Por Júlio Sonsol
11/02/2025 11:15 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Roda de conversa marcará retomada das atividades do curso em 2025 Roda de conversa marcará retomada das atividades do curso em 2025 - Foto: Virgínia Bastos/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

O curso "Em Rodas de Biblioterapia", que integra o programa Assalce Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), apresentará, nesta quinta-feira (13/02), na sede da entidade, às 11 horas, a poética “Um Novo Tempo - Comensalidade/ Você tem fome de quê?”. A atividade é coordenada pela servidora Jacqueline Assunção, facilitadora do curso.

O tema é inspirado no livro "Vivências à Mesa - Memórias da vida" e será apresentado pela autora Maria Leci Queiroz. Além de escritora, ela é nutricionista, especialista em Saúde Pública, palestrante nas áreas de família, vínculos familiares e afetivos, saúde integral e trabalha com escrita terapêutica.

A autora explica que durante a atividade, serão feitas reflexões sobre o novo tempo, para pensar sobre de quê as pessoas têm fome, atualmente. "Nós temos fome, às vezes, não de comida. Então, precisamos pensar do que estamos tendo fome e quais os nossos sonhos para este novo tempo. Às vezes a fome é muito mais emocional, o que chamamos de fome psicológica. A pessoa está triste e come, com raiva, come. Do que eu tenho fome e sede?", indaga.

Assim, segundo a nutricionista, as pessoas têm também fome de amor, sede de justiça, de afeto ou de amizades e solidariedade. "Nós usamos uma dinâmica, que utiliza a metodologia da mesa viva. Eu me refiro às vivências da mesa e as memórias da vida e os nossos planos para esta caminhada", acentua.

Sobre a poética  

O tema terá a mediação da servidora e coordenadora do curso, Jacqueline Assunção. Ela salienta que a cada nova roda é apresentada uma literatura, com conteúdo disponível por meio de podcasts.  Segundo Jacqueline, são mais de 70 servidores que participam das atividades presencialmente. "Acredito que todos estamos colaborando e entendendo que a Biblioterapia é a arte de cuidar do ser por meio de obras literárias. Isso nos faz muito bem", pontua.

Jacqueline Assunção acentua que os servidores participam do curso “Em Rodas de Biblioterapia” desde de 2017, quando foi fundado o projeto "Ler Cuidando do Ser com Biblioterapia", que que originou o “Em Rodas de Biblioterapia” da Assalce. "Para além das horas aula que são computadas em sua progressão, os participantes têm oportunidade de conhecer vários temas por meio da literatura, que reverberam positivamente para os servidores que participam", opina.  Ela revela em 2024 houve uma maior procura pelo curso, que tem público diversificado.

"Para iniciar2025, nada melhor que o tema comensalidade, que significa o ato de partilhar alimentos, comer em conjunto. A palavra deriva do latim 'Mensa', que significa conviver à mesa. Comensalidade é um fenomeno social, cultural e político. Envolve comer, o que é considerado bom para saúde", completa, salientando que é na mesa onde resgatamos memórias e criamos vínculos, onde tudo começa.

Saiba mais

A Biblioterapia é uma experiência terapêutica que tem o objetivo de promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida, por meio da leitura de livros e textos com reflexão sobre os mesmos. As rodas de Biblioterapia realizadas para os servidores da Alece são organizadas pela coordenadora Jacqueline Assunção, com supervisão do presidente da Assalce, Luis Edson Sales. O curso também produz vídeos com dicas literárias que são postadas também no perfil do Instagram da Associação.

Serviço: “Um Novo Tempo” Comensalidade/ Você tem fome de quê?". Poética Inspirada no livro "Vivências à Mesa - Memórias da vida", de Maria Leci Queiroz. Nesta quinta-feira (13/02), às 11 horas, na sede da Assalce (Rua João Emídio da Silveira, 198 - bairro Dionísio Torres). 

Para saber mais sobre o curso “Em Rodas de Biblioterapia”, o contato deve ser feito com a facilitadora e idealizadora do programa “Entre Artes”, Jacqueline Assunção, pelo telefone 85.98601.6545.

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também