TV Assembleia

TV Assembleia comemora 13 anos de atividades

Por ALECE
08/04/2019 11:30

Compartilhe esta notícia:

TV Assembleia apresenta programação variada, acumulando prêmios jornalísticos ao longo dos anos TV Assembleia apresenta programação variada, acumulando prêmios jornalísticos ao longo dos anos - Ilustração: TV Assembleia

No dia 7 de abril, Dia do Jornalista, a TV Assembleia celebra 13 anos oferecendo ao povo cearense um instrumento de comunicação para acompanhar o dia a dia do parlamento estadual e o trabalho dos deputados. Para o diretor da TV, Renato Borges, a emissora tem muito a comemorar. ''A TV Assembleia  tem uma grande relevância porque  é um veículo de transparência, possibilita que a população fique informada  sobre as  atividades parlamentares e as ações dos representantes do povo. Além disso, oferece uma programação diversificada e premiada com programas culturais, jornalísticos e documentários'', destaca.

Atualmente a TV Assembleia é digital em full hd e tem alcance em Fortaleza e alguns  municípios cearenses. A meta é ampliar  o sinal  da TV Assembleia, que vai ganhar novos programas no primeiro semestre deste ano.

A chefe de redação da emissora, Suely Frota, considera que o Dia do Jornalista, data de criação da TV Assembleia, é um momento  importante  para se refletir sobre o papel deste profissional para a comunidade. Ela acrescenta  que só é possível haver democracia se houver liberdade de expressão, cabendo aos profissionais de imprensa  o trabalho de informar a população  com critérios de clareza e fidelidade aos fatos. "Em tempos de fake news, protagonizados principalmente em redes sociais, cabe ao jornalista apurar a veracidade  das notícias e procurar  transmiti-las  da forma  mais fiel possível. Sem isso, não teremos uma sociedade verdadeiramente livre", afirma.                                                                                                                                                                                                                          

A TV Assembleia é um emissora premiada. O Núcleo de Documentários, sob a coordenação de Ângela Gurgel, já conquistou premiações de destaque e grandes feitos, como a exibição do documentário "Aldeia do Saber" em um festival  de cinema em Paris (França) em 2017. ''Coordeno o Núcleo desde 2006. Aos poucos,  fomos aumentando a produção, a equipe e hoje nosso  trabalho é reconhecido. Nossos produtos  já foram exibidos em Paris, e na Pinacoteca de São Paulo, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Nesse ano, vamos inscrever o documentário "Consigo" em festivais de cinema  e até o fim do semestre a expectativa  é exibir duas edições do programa "Perfil", com as trajetórias do bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi e do romancista e poeta Antônio Sales", explica.

Outros veículos de Comunicação

Com o intuito de manter  a sociedade  informada, a Assembleia Legislativa do Ceará tem uma equipe de jornalistas que atua nos diferentes veículos de comunicação do Poder Legislativo.

A FM Assembleia, primeira emissora do legislativo estadual, dá voz aos parlamentares e oferece uma programação de qualidade para o ouvinte. No currículo, a rádio sob direção da jornalista Fátima  Abreu, acumula cinco  prêmios Gandhi de Comunicação, comprovando sua excelência.

Desde 2010, tudo que repercute no Poder Legislativo  gera produção de conteúdo para a Agência de Notícias. Repórteres, editores, produtores de clipping e profissionais de imagem e revisão atuam no setor cuja editora-chefe é a servidora Clara Guimarães.

O Complexo de Comunicação Social do Poder Legislativo conta ainda com o Núcleo de Mídias Digitais, Jornal AL Notícias, Revista Plenário e o Núcleo de Comunicação Interna. A coordenação é do jornalista Daniel Aderaldo, que assumiu a função em fevereiro deste ano.

Veja também