ASSALCE

Tributo a Rita Lee marca Biblioterapia na Semana do Servidor

Por Júlio Sonsol
26/10/2023 15:35 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Ação homenageou de forma póstuma a cantora, compositora e escritora Ação homenageou de forma póstuma a cantora, compositora e escritora - Foto: Bia Medeiros

A Semana do Servidor da Assembleia Legislativa do Ceará, promovido pela Associação dos Servidores do Legislativo (Assalce) contou, nesta quinta-feira (26/10), com uma atividade do curso “Ler Cuidando do Ser - Em Rodas de Biblioterapia”, do Programa Entre Artes da Assalce, e com o stand do projeto "Clube de Livroterapia", que propõe aos participantes a leitura de um livro mensalmente. A ação, realizada no Comitê de Imprensa da Alece, foi marcada por um tributo à cantora, compositora e escritora Rita Lee, que partiu neste ano.

A coordenadora do curso, Jacqueline Assunção salientou que a orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Rejane Sales, foi especialmente convidada para apresentar a poética de tributo a Rita Lee e também sobre o livro da cantora, compositora e escritora, intitulado “Uma Outra Biografia”. "Este foi um momento muito especial e alegre, como Rita Lee", definiu, pontuando ainda que o Clube de Livroterapia acompanha todas as rodas de Biblioterapia da Alece.

Sobre a poética

Rejane Sales, que se vestiu a caráter para apresentar a sua poética, falou sobre os dois livros biográficos da artista paulistana, que faleceu em 8 de maio passado. "Ao todo, ela escreveu nove livros, e estamos mostrando um pouco do empoderamento da mulher, do autocuidado, trazendo perspectivas sobre o luto e sobre a vida. É muito importante se perceber e se permitir autocuidar e dar conta desta morte", afirmou.

A orientadora também falou da importância de se estar e se permanecer neste mundo frente aos desafios do dia a dia. "É isso que a Rita Lee traz. Uma mensagem belíssima que faço questão que todos leiam porque é isso que a gente tem de fazer enquanto equipe da saúde mental e práticas sistêmicas restaurativas", defendeu.

Para Rejane Sales, é importante que seja feita uma semeadura no Poder Legislativo, no sentido do falar, do refletir, do pensar, para despertar o autocuidado. "Senão, a gente não dá conta do desafio dos diversos papéis das mulheres, sem esquecer que os homens também são sobrecarregados", afirmou.

Evento contou com servidores e servidoras de diversos setores da Casa - Foto: Bia Medeiros

Conforme salientou, em seus atendimentos clínicos, ela tem observado que a mulher, ao chegar no consultório, diz que tem de dar conta de tudo. "Não, você não tem de dar conta de tudo. Peça ajuda", asseverou, salientando que a mulher se apresenta sempre extremamente adoecida.

Nos dois livros biográficos de Rita Lee, conforme revelou Rejane Sales, a autora tratou sobre esse estresse e deu uma lição de vida. A orientadora afirmou ainda que a Célula está à disposição de todos os servidores e servidoras da Casa, e que, apesar disso, ainda há uma pequena procura dos serviços oferecidos. Entre eles, apontou a existência de rodas sistêmicas às quartas-feiras à tarde e às quintas pela manhã, bem como o farol masculino, que, em sua última edição, uniu 28 homens gestores juntos com colaboradores. 

Clube de Livroterapia

A facilitadora do Clube de Livroterapia, Vilemar Alves, observou que o projeto "Clube da Livroterapia" propõe aos participantes a leitura de um livro mensalmente, realizando atividades voltadas aos servidores e servidoras da Assembleia. "O grupo se reúne todas as terças e quintas-feiras, às 9 horas, na Assalce. Para participar, basta comparecer nestes dias e horários", disse.

Participantes do Clube da Livroterapia - Foto: Paulo Rocha

O Clube da Livroterapia é um espaço onde se realiza boa leitura, integrando e contextualizando momentos de reflexão que agregam a esse momento um enriquecimento do saber.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também