Categoria Matriz

TRE-CE adota medidas necessárias ao segundo turno das eleições

Por ALECE
18/10/2022 18:15

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 93% dos mesários que atuaram no primeiro turno já receberam o crédito Cerca de 93% dos mesários que atuaram no primeiro turno já receberam o crédito - Arte: Divulgação/TRE-CE

A Justiça Eleitoral adota os procedimentos necessários ao segundo turno das eleições, a se realizar no dia 30 de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) informa que pagamento do auxílio-alimentação referente ao primeiro turno dos(as) auxiliares de eleição iniciou nesta terça-feira (18/10). Cerca de 93% das pessoas convocadas já receberam o crédito. A facilidade no pagamento é resultado de convênio entre o Tribunal e o Banco do Brasil.

Para o recebimento do benefício, é necessário que o(a) colaborador(a) tenha uma conta ativa em qualquer banco e tenha como chave Pix o CPF. A conta não pode ser conta salário ou de benefício social.

A maior parte das pessoas que não receberam o auxílio não cadastraram o CPF como chave do Pix. Conforme o TRE-CE, esses(as) colaboradores(as) ainda precisam fazer essa vinculação para possibilitar o pagamento. O cadastramento do CPF pode ser realizado em qualquer instituição bancária através do aplicativo do próprio banco.

Para o segundo turno, a previsão de pagamento do auxílio-alimentação é dia 16 de novembro. O valor do benefício é 45 reais por turno das Eleições 2022. No Ceará, eleitores votarão no segundo turno para escolher o presidente da República entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em 12 estados, os governadores serão eleitos também no segundo turno.

Carga de urnas

O Tribunal Regional Eleitoral iniciou, nesta segunda-feira (17/10), a carga das 25.606 urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2022 no Ceará. Desse total, serão 22.796 urnas de seção e 2.810 urnas de contingência (urnas reservas utilizadas no dia da eleição caso alguma urna de seção apresente defeito).

Em Fortaleza, serão 5.235 urnas de seção e 491 urnas de contingência. Na capital, a previsão é de que os procedimentos ocorram até sábado (22/10), podendo se estender, se necessário, até o dia 25 de outubro, conforme edital. A carga acontece na sede do TRE, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, das 8 horas às 18 horas.

Carga de urnas fora da capital

Com exceção de Fortaleza, a carga é realizada nas sedes das Zonas Eleitorais, em data e horário previamente designados pelo(a) juiz(juíza) eleitoral e também divulgado por meio de edital. Para o interior, serão carregadas 17.561 urnas de seção e 2.319 de contingência. Nesta segunda-feira, os Cartórios Eleitorais de Beberibe, Russas e Paracuru realizam o procedimento das respectivas Zona Eleitorais.

As cargas de urnas são realizadas em cerimônias públicas, podendo ser acompanhadas por representantes de diversas entidades fiscalizadoras, como Forças Armadas, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos, coligações e federações de partidos.

Reforço de urnas de contingência

Para este segundo turno, 27 Zonas Eleitorais do interior receberão, ao todo, 102 urnas de contingência. A medida é resultado de estudo da Seção de Administração de Urnas Eletrônicas (Urnas), que constatou a necessidade e a viabilidade de dar mais segurança às Zonas em relação ao quantitativo de equipamentos reservas. "Além de verificar a relação entre urnas trocadas e urnas de contingência disponíveis no primeiro turno, analisou-se cada caso para melhor direcionar essas 102 urnas", explicou o chefe da seção, Ivan Alexandre Sampaio Júnior.

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com site do TRE-CE

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também