Transparência como Princípio da Governança Pública é tema do XXI Fórum de Controle Interno
Por ALECE01/06/2021 14:21
Compartilhe esta notícia:
Dando continuidade aos fóruns realizados pelo Programa de Educação Continuada em Controle Interno (Pecci), gerenciado pela Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará, foi realizado nesta segunda-feira (31/05) o XXI Fórum de Controle Interno, com o tema “A Transparência como princípio da Governança Pública”. Os palestrantes foram Kássyo Modesto da Silva, auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), e Airton Martins de Castro, orientador da Célula de Transparência da Controladoria da Alece.
Realizado de forma remota, o evento contou com a participação e interação de servidores do Poder Legislativo e do público externo. Durante o Fórum, foram apresentados princípios e normas regem a transparência e a governança pública, benchmarkings sobre estruturas de portais de transparência, as responsabilidades pela disponibilidade dos dados fornecidos para o Portal da Transparência no âmbito da Assembleia, bem como aspectos relacionados à transparência passiva.
Airton de Castro explanou sobre as bases legais e jurisprudenciais de transparência ativa e comentou sobre a estrutura do novo Portal de Transparência da Alece e o processo de implantação dos fluxos de transparência passiva por meio do atendimento de solicitações de acesso à informação. "A Constituição Federal de 1988 reconheceu o acesso à informação como um direito fundamental, fazendo com que a promoção da transparência seja um princípio primordial à governança pública", afirmou.
Ele destacou a criação do novo Portal da Transparência da Assembleia como medida de adequação à legislação vigente, "tornando público e de forma autêntica, íntegra e primária as informações relativas à gestão fiscal, execução orçamentária e financeira, despesa e receita pública, além de tornar o acesso à informação objetivo, transparente, claro e de linguagem compreensível aos cidadãos". Airton de Castro destacou que um dos projetos prioritários da gestão, que se refere à implementação do processo de Transparência Passiva no âmbito da Alece, está em processo de construção e é importante "para o atendimento de demandas acerca de dados que eventualmente não estejam no Portal".
Sobre a temática de governança pública, Kássyo Modesto ressaltou que uma governança pública forte e eficiente, além de um passo importante para o alinhamento entre os interesses da sociedade e as ações dos servidores públicos, por reduzir o conflito de agência. "Assim, a transparência, como princípio da governança pública, vem reduzir a assimetria informacional e, consequentemente, aumentar o nível de confiança nas ações públicas. Além de ser um passo fundamental na implantação de um governo aberto. Nesse sentido, o Poder Executivo estadual vem a cada dia buscando aperfeiçoar o Ceará Transparente na busca de fornecer cada vez mais informações e sempre melhorando a confiabilidade e tempestividade das informações”, afirmou o palestrante.
Alece terá novo Portal da Transparência
A controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, destacou que a Casa desenvolveu um novo Portal da Transparência que está em fase de homologação pelo Comitê de Gestão Estratégica (COGE), e que será apresentado à Mesa Diretora do Poder para validação.
Segundo afirmou Sílvia, o fórum foi relevante para que os servidores da Assembleia conheçam os principais dados a serem disponibilizados na ferramenta de transparência ativa e saibam da importância dos dados e informações gerenciados pelos órgãos nos quais eles atuam, em benefício da transparência da gestão perante a sociedade.
“O Portal conterá dados primários sobre planejamento e orçamento, licitações e contratos, despesas por classificação orçamentária e por nota de empenho, além de informações sobre o quadro de pessoal e um serviço 'Fale conosco' para que o cidadão possa expressar sua opinião, encaminhando críticas, elogios ou sugestões, além de poder solicitar informações que porventura não constem no Portal. Caso a informação solicitada não seja considerada sigilosa, nos termos da legislação, o requisitante receberá resposta no prazo estabelecido por lei”, pontuou.
Sobre o Programa de Educação Continuada em Controle Interno
O Pecci integra os projetos e ações do Planejamento Estratégico da Controladoria e tem por propósito oferecer qualificação permanente em controle interno aos servidores envolvidos no processo de gestão da Alece, a partir do compartilhamento de conhecimentos e boas práticas para a melhoria contínua do desempenho das pessoas e dos processos organizacionais.
O Programa é composto por cursos com carga horária variando de 20 a 30 horas, além de Fóruns de Controle Interno que serão realizados mensalmente. O próximo Fórum está previsto para ser realizado no dia 28 de junho de 2021 e abordará a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Do Núcleo de Comunicação Interna, com Controladoria da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/