Notícia

Totens de servidores: homenagens que contam parte da história da Casa do Povo

Por Julyana Brasileiro
22/05/2025 10:23 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Equipe da Diretoria Geral com totem de Lindolfo, colega de trabalho Equipe da Diretoria Geral com totem de Lindolfo, colega de trabalho - Foto: Dário Gabriel

Quem percorre os corredores dos prédios da Alece se depara com totens que ilustram rostos que guardam histórias e trajetórias de profissionais que dedicam seu tempo, talento e compromisso ao bom funcionamento da Casa do Povo. Nos 190 anos de história, protagonismo e compromisso com o povo cearense, a Assembleia Legislativa presta uma justa homenagem aos servidores. 

Com o lema “Esta casa tem uma grande história. E eu faço parte dela”, a campanha dos totens começou em abril e está presente em diferentes espaços da Casa, celebrando aqueles que constroem diariamente o presente e o futuro do Poder Legislativo. 

Profissionalismo e experiências

Ao completar 190 anos de história, o Poder Legislativo estadual celebra não apenas sua longevidade mas, sobretudo, o compromisso diário de seus servidores. São eles os pilares que sustentam uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público, garantindo que a Alece continue sendo uma referência de responsabilidade, ética e atuação em prol da sociedade cearense.

O servidor Francisco Lindolfo Cordeiro é um dos profissionais dedicados da Casa do Povo que ganhou um totem, eternizando seu legado dentro da Casa. Ele já passou pela Diretoria Adjunta Operacional, Departamento de Recursos Humanos, como era chamado o setor antes, e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e, hoje, atua na assessoria jurídica da Diretoria Geral

"Me senti muito honrado e gratificado por ter sido homenageado pela Alece nos seus 190 anos de história pela minha passagem como servidor desta Casa. Sempre procurei honrar com muita dignidade e profissionalismo o meu trabalho na Casa do Povo.” 

Três décadas de dedicação 

Há mais de três décadas, Maria da Conceição Vieira constrói, com dedicação e zelo, uma trajetória exemplar na Procuradoria Geral da Alece. Servidora comprometida e respeitada, ela se orgulha de fazer parte da história da Casa, contribuindo diariamente para o seu funcionamento e evolução. Ao longo dos anos, ela destaca que acompanhou de perto as transformações e o crescimento da instituição.

Foto: Érika Fonseca

"Fico muito feliz em fazer parte dessa comemoração dos 190 anos da Alece e poder representar meu setor e os demais servidores que se dedicam diariamente para fazer do Poder Legislativo uma referência para as demais casas legislativas. Acordo todos os dias animada para chegar ao trabalho e tenho muito prazer em fazer parte dessa história. Ver a Alece avançando, ampliando seus serviços à população e se modernizando me enche de satisfação.”

Gestão de Pessoas

Outra homenageada nos 190 anos da Alece é a servidora Maria José Silva, conhecida carinhosamente como Jô. Há 40 anos ela dedica sua vida profissional à Casa do Povo com um compromisso que vai muito além das tarefas administrativas. 

Foto: Marcos Moura

Com passagem pela Primeira Secretaria e gabinete parlamentar, foi no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) que ela se tornou uma referência de responsabilidade, acolhimento e sensibilidade em lidar com os desafios e necessidades dos servidores da Alece. 

"Me sinto muito realizada aqui na Alece e quando vi meu totem pelos corredores da Casa passou um filme na minha cabeça. Na minha infância, costumava visitar a antiga Assembleia no Centro da cidade e ficava encantada com sua escadaria central e suas instalações e não podia imaginar que um dia seria servidora da Casa. Ingressei aqui em 1985, passei por alguns setores, sinto muito orgulho da minha trajetória e gratidão pelo reconhecimento que a Alece me proporcionou nesse ano tão simbólico em que comemoramos 190 anos de história”. 

Inclusão 

Sara de Mateus é coordenadora de Libras da Alece e lidera uma equipe dedicada de seis intérpretes que tornam o Legislativo mais acessível para a comunidade surda. Com seu trabalho e compromisso, a servidora com sete anos de Poder Legislativo ajudou a consolidar a presença da Língua Brasileira de Sinais na comunicação da Casa e ganhou uma justa homenagem nos 190 anos da Assembleia. 

Foto: Pedro Albuquerque

“É muito gratificante receber essa homenagem. A Alece tem inúmeros servidores e. ser escolhida no meio de tantos. revela que ela sabe do meu trabalho e compromisso em prol da acessibilidade e que reconhece a importância dos seus servidores. Transformar o parlamento cearense na Casa do Povo é uma missão coletiva de todos que fazem essa história”. 

“Sou testemunha do compromisso da Alece com a responsabilidade social e cidadania e tenho orgulho de contribuir para garantir a acessibilidade aos surdos. Tenho sete anos de Casa e me sinto lisonjeada em saber que a minha história se entrelaça com a história da Assembleia”, comenta, relembrando o início focado nas sessões plenárias e o crescimento do trabalho e da presença dos intérpretes nas atividades da Casa e programas da Alece TV. 

De estagiária a servidora 

Quem for ao Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa vai encontrar o totem de Leila Pires, da Diretoria Legislativa. A trajetória da servidora, que soma mais de 20 anos de Casa, é reflexo de sua paixão pelo serviço público que inspira colegas e fortalece o trabalho do Parlamento.

Ela deu seus primeiros passos profissionais na Alece como estagiária e hoje atua para ajudar a construir dia após dia um Legislativo mais eficiente, humano e comprometido com a sociedade. Para ela, ser homenageada com um totem é sinônimo de reconhecimento por tantos anos de dedicação.

Foto: Érika Fonseca

“Sentir-se valorizada no ambiente de trabalho é algo que toca o coração e hoje me sinto verdadeiramente reconhecida. Entrei na Assembleia Legislativa ainda como estagiária do curso de Ciências Políticas, cheia de sonhos, expectativas e vontade de aprender. Hoje, após mais de 20 anos de caminhada, olho para trás com muito orgulho da minha trajetória nesta Casa que tanto me acolheu e me transformou. A Alece foi, e continua sendo, uma escola de vida e cidadania. Mais do que um espaço profissional, ela é minha segunda casa”. 

Ela recorda que na Alece teve a oportunidade de participar de projetos que impactam a sociedade e contribuir, com dedicação e afeto, para o fortalecimento da democracia. "Sou grata por fazer parte de uma instituição que valoriza seus servidores, investe na formação continuada e oferece uma estrutura exemplar. A Alece é um lugar que inspira, que transforma e que acolhe. Sinto-me privilegiada por trilhar essa história, que é também feita de desafios, superações e muitas conquistas.” 

Direitos das Mulheres 

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, Laurinilza Assunção é um dos nomes que ajudou a construir a história da Procuradoria Especial da Mulher da Alece.

Servidora da Casa desde a criação da Procuradoria, em 2012, ela acompanhou de perto o nascimento, crescimento e fortalecimento do órgão, que hoje é um dos principais canais de acolhimento a mulheres em situação de violência no Ceará.

Laurinilza e servidores da PEM com o totem de homenagem. Foto: Marcos Moura

“Sinto gratidão por ter sido escolhida para representar minhas colegas da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, que tem um trabalho tão importante no combate a violência contra a mulher em todo o Estado. Tenho uma história de muita afetividade com a Casa e muita vontade de fazer com que esse equipamento chegue bem mais adiante”, compartilha.

Ela lembra que, quando chegou, a PEM funcionava em uma sala pequena na Unipace e hoje conta com uma grande infraestrutura e uma equipe multidisciplinar. “Grandes mulheres estiverem à frente da PEM, Rachel Marques, Beth Rose, Augusta Brito, Lia Gomes, Érica Praciano e tenho orgulho de fazer parte dessa história e contribuir para que o trabalho da Alece seja referência no acolhimento às vítimas de violência.” 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

Veja também