Tem Talento por Aqui: Júlia Hermes e a paixão pela pintura
Por Julyana Brasileiro20/10/2026 16:43 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:
- Foto: Dário Gabriel
Tem gente que canta, dança, toca um instrumento. Tem gente que cozinha, desenha, pinta e encontra formas de colocar a criatividade para fora. No quadro "Tem Talento por Aqui", mostramos habilidades que ficam, muitas vezes, escondidas na rotina de trabalho.
Nesta edição, quem dá cor à história é Júlia Hermes. Estudante do 6º semestre de Psicologia e estagiária da Célula de Desempenho e Desenvolvimento de Servidores (Cedeserv), do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), ela carrega desde a infância a paixão pela pintura.
Uma história que começou ao lado da avó e, até hoje, misturam arte, afeto e boas lembranças.
Foto: Dário Gabriel
Uma inspiração que veio de casa
Se existe uma coisa que Júlia sabe fazer bem, é dar vida a uma tela em branco. Com pincéis e tintas nas mãos, ela transforma ideias, sentimentos e lembranças em desenhos.
Antes de virar hobby, porém, a pintura já fazia parte da infância e tinha uma companhia especial: a avó paterna, Maria Helena Amorim.
Foi com ela que Júlia teve os primeiros contatos com o mundo das artes. A avó sempre gostou de desenhar, pintar e fazer trabalhos manuais, tornando-se a primeira grande inspiração.
Enquanto acompanhava a rotina criativa da avó, Júlia também criava suas próprias histórias. “Na minha infância, desenhava muito com ela, escrevia livretinhos e coloria os livros ilustrados”.

Júlia e avó, Maria Helena Amorim. Foto: Acervo pessoal
Sem cursos ou técnicas formais, ela foi aprendendo na prática. Primeiro, observando a avó e, mais tarde, buscando novos conhecimentos em conteúdos sobre pintura na internet. Assim, entre uma inspiração e outra, foi desenvolvendo seu próprio jeito de criar.
Para Júlia, pintar vai muito além de colocar cores no papel. É também uma maneira de se expressar, relaxar e reviver momentos especiais.
“Tenho muito carinho pela arte em geral e sempre lembro de momentos bons com minha avó enquanto desenho”.
Arte que também é afeto
Uma das obras que Júlia guarda na memória é justamente da infância: seu primeiro desenho, uma casa no campo cercada por flores e árvores.
Anos depois, outra pintura ganhou um significado especial. Para a mãe, Ana Lia Hermes, Júlia pintou uma borboleta e, para criar as asas, caprichou como pôde. “Desenhei as asas mais bonitas que fui capaz de fazer”.
A relação com o desenho também fez Júlia pensar em transformar a arte em profissão. Antes de começar o curso de Psicologia, ela sonhava em ser tatuadora e chegou a considerar esse caminho por bastante tempo.
Hoje, prefere aproveitar o processo de criar, sem a preocupação de transformar cada desenho em algo profissional.
Foto: Dário Gabriel
Da pintura para o palco
Os pincéis não são a única forma encontrada por Júlia para explorar a criatividade.
Na Alece, desde julho deste ano, ela teve sua primeira experiência com o teatro na Casa do Povo, ao participar da peça Emoções em Cena, encenada com outros 13 estagiários em alusão ao Setembro Amarelo.

Inspirado na animação Divertida Mente 2, o espetáculo foi também uma oportunidade para ela descobrir novas habilidades.
“No estágio aqui na Alece, tenho aprendido sobre minhas capacidades. Sinto que eu não explorava o que eu era capaz de fazer e venho descobrindo, na prática, aspectos da profissão que vão além da teoria aprendida na faculdade”.
- Confira também o vídeo do quadro Tem Talento por Aqui, produzido em parceria com a Célula de Mídias Sociais:
Um hobby que faz bem
Mais do que ocupar o tempo livre, ter um hobby pode contribuir para a saúde e o bem-estar. Atividades prazerosas ajudam a aliviar o estresse, estimular a criatividade e criar momentos de pausa na rotina.
Para Júlia, esses momentos aparecem entre pincéis, tintas e telas. E você, já descobriu o seu talento?
Indique um talento da Alece
Quais talentos você conhece no seu setor? Compartilhe com a Comunicação Interna da Alece e ajude a criar essa rede positiva de criatividade e inspiração pela Casa.
As indicações podem ser enviadas pelo formulário do menu “Fala, Servidor!”, no Portal do Servidor; pelo e-mail comunicacaointerna@al.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 99717-1801.
Edições anteriores do Tem Talento por Aqui:
O Tem Talento por Aqui estreou contando a história de Socorro Torquato, que se destaca nas artes plásticas e retrata a diversidade da cultura brasileira. Em seguida, mostramos a alegria compartilhada por meio da música de Cléber de Oliveira. Na terceira edição, foi a vez do artesanato de Verônica Barreto. A música voltou ao nosso palco com a atuação do servidor JP Gonzalles.
Edição: Samaisa dos Anjos
Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Tem Talento por Aqui: servidora se destaca nas artes plásticas e retrata a diversidade da cultura brasileira
Todo mundo carrega um talento dentro de si. Às vezes, ele pode se apresentar de modo mais artístico, outras vezes, nós o percebemos na habilidade de u...
Autor: Ana Vitória Marques