Comitê de Responsabilidade Social

Sustentabilidade é destaque na segunda edição do "Vem pra Alece"

Por Julyana Brasileiro
28/04/2024 13:15 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Ações variadas marcaram atividades da Tenda da Sustentabilidade Ações variadas marcaram atividades da Tenda da Sustentabilidade - Foto: Marcos Moura

A Tenda da Sustentabilidade ofertou uma série de atividades na temática ambiental na segunda edição do "Vem pra Alece", promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará neste domingo (28/04). Sob o comando da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, o espaço teve como foco despertar a consciência ambiental e apresentar as ações da Casa sobre a temática.

A orientadora da Célula, Conceição Machado, destacou que foi ofertada uma programação variada sobre o tema ambiental, incluindo feira de produtos orgânicos, rodas de conversa, jogo educativo e outras iniciativas para os públicos de todas as idades. “Nossa programação foi ampla. Para o público infantil tivemos o robô da sustentabilidade, feito com material reciclável, circulando pelas tendas. Houve também um jogo de perguntas sobre sustentabilidade e rodas de conversa”, explicou.

Conceição disse que no dia a dia das atividades da Alece, a equipe da Célula reforça como é importante que os servidores realizarem práticas sustentáveis. “É fundamental que a população também se some a essas ações para que possamos trabalhar juntos em prol de um mundo mais sustentável”, defendeu. 

O supervisor da Célula de Sustentabilidade Ambiental, Yuri Passos, destacou que a destinação dos resíduos sólidos foi um dos focos da segunda edição do Vem para Alece. Conforme Yuri, pontos de coleta foram espalhados em locais estratégicos do evento, em parceria da Solar Coca-Cola e a Vede ar.

Segundo o supervisor, em todo o evento foram espalhados pontos para coleta de material reciclável, não reciclável e produtos orgânicos. No caso dos recicláveis, houve uma tenda de triagem e o material recolhido vai, posteriormente, pra uma associação de catadores. Com isso, assegurou Yuri, a Alece espera que a sociedade possa ser sensibilizada e passe a adotar coleta seletiva. “Colocamos vários agentes volantes explicando que esse é um evento sustentável e como eles podem reaplicar isso em suas casas”, afirmou. 

Público marcou presença na Tenda da Sustentabilidade - Foto: Marcos Moura

Yuri Passos acrescentou que a Assembleia Legislativa tem um acordo de cooperação com quatro associações de catadores e a cada mês, por meio de sorteio, os produtos recicláveis produzidos dentro da Casa são destinados para essas associações. “É um trabalho social, ambiental e econômico”, argumentou. 

Distribuição de mudas

Na Tenda da Sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), parceira da Alece, realizou a distribuição de mudas de plantas. Houve, também, uma exposição sobre sementes nativas da caatinga e a importância de manter a biodiversidade desse bioma exclusivamente brasileiro. 

Genário Azevedo, educador da Sema, destacou que a parceria entre Alece e a Secretaria é fundamental para estreitar os laços da população com a sustentabilidade. ''Temos ação constante de distribuição de mudas e hoje, no Dia Nacional da Caatinga, trouxemos algumas espécies para recuperação dos biomas cearenses e mudas de jarro que a população tem preferência como ipê amarelo, pitanga, coração magoado e capim santo'', afirmou. 

Christopher Renner, biólogo da Sema, destacou que a exposição de sementes em celebração ao Dia Nacional da Caatinga, apresentou as principais espécies da nossa região e algumas ameaçadas de extinção como a carnaúba. ''É fundamental que a população conheça a nossa diversidade e ajude a proteger nosso meio ambiente e ecossistema. Dentre as sementes expostas, paraíba, sabonete, murici-pitanga, sipaúba e carnaúba”, apontou. 

Ações voltadas à sustentabilidade são desenvolvidas regularmente na Alece - Foto: Marcos Moura

Exposição de Artesanato Sustentável 

O espaço também contou com a venda de produtos orgânicos. A comercialização do artesanato sustentável ficou a cargo do Grupo Interesse Ambiental (GIA). Larissa Mesquita destacou que a ONG trabalha com educação ambiental e gestão de resíduos sólidos e confecciona itens até então descartamos pela maioria da população. “Temos bolsa confeccionada com material de rede, ecobags, tecido de lona e livros fundamentais para iniciação à educação ambiental”.

Realidade virtual 

A Tenda da Sustentabilidade também disponibilizou uma imersão com realidade virtual com óculos 3D, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Cagece apresentando  os serviços da companhia e quais as etapas essenciais antes da água chegar a casa das pessoas.A programação do espaço também contou com bate-papo sobre "Incêndios Florestais e Mudanças Climáticas" com Genário Azevedo, Educador Ambiental da Sema, Oficina de colagem com recicláveis, divulgação dos Serviços de Coleta Seletiva da Alece e das ações da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece. 

A Tenda da Sustentabilidade contou com os seguintes parceiros: Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará (SEMA); Feira Caroá; Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto; Solar Coca-Cola; Cagece; SESC; Instituto Robótica Sustentável e artesãos do Artesanato Sustentável.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras e Salomão de Castro

 

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também