Subcomandante da 7ª Cia dos Bombeiros lembra um ano da tragédia do Edifício Andrea
Por ALECE14/10/2020 16:01
Compartilhe esta notícia:
Em 15 de outubro de 2019, a cidade de Fortaleza era surpreendida com o desabamento do Edifício Andreia, localizado no bairro Dionísio Torres, próximo à sede da Assembleia Legislativa. Na tragédia, 16 pessoas foram soterradas pelos escombros e graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros, oito foram resgatadas com vida.
O tenente coronel QOBM Emerson Vasconcelos Bastos, subcomandante da 7ª Companhia de Bombeiros do 1º BBM, sediada na Assembleia Legislativa, se engajou com outras equipes de bombeiros de diversos Batalhões e Companhias nos trabalhos de resgate daquela ocorrência sem precedentes. “Em um trabalho abnegado, nos empenhamos diuturnamente, junto com diversas guarnições e voluntários no resgate das vítimas e da normalidade no entorno do prédio que ruiu”, recorda.
Emerson Vasconcelos Bastos lembra que os bombeiros foram doutrinados para salvar vidas, mesmo pondo em risco a própria vida. “Somos forjados para gerenciar riscos atuando em calamidades e desastres, sempre norteados por nosso lema institucional, “Vidas alheias e riquezas salvar”.
Ele ressalta que embora as competências dos bombeiros se destaquem em situações de socorro ou perigo iminente, já que parte destacada do trabalho é representada pela execução, e pelo agir para salvar em prol da volta à normalidade, nenhum integrante da corporação deseja que a imagem dos profissionais do salvamento apareça apenas em manchetes de notícias que trazem como pano de fundo o sofrimento alheio. “Preferimos que a nossa ação profissional, ajude a produzir matérias que retratem a preservação de vidas como fruto de um trabalho preventivo”, acentua.
“Trabalhamos sim, exaustivamente na outra parte representativa do nosso trabalho que é a prevenção, para que esta seja fator primordial de preservação de vidas e bens, em especial na Assembleia Legislativa, a “Casa do Povo” sob nossos cuidados,no cumprimento do nosso dever legal”, observa o oficial bombeiro.
De acordo com Emerson Vasconcelos, os bombeiros estão em constante evolução. “Sabemos sempre que podemos melhorar a nossa capacidade de resposta e a nossa competência técnica profissional”. Com o empenho na prevenção, ele admite que um grande número de acidentes pode ser evitado. “Nos empenhamos cuidadosamente na prevenção para que nunca tenhamos que executar ações que, embora mostrem todo o nosso potencial, muitas vezes nos tornando heróis aos olhos da sociedade, resultem em custo de vidas alheias e bens materiais. O preço a ser pago é sempre muito alto.
JS, com 7ª Cia
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna