Stands e oficina movimentam Semana do Servidor da Alece
Por Júlio Sonsol25/10/2023 12:37 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Semana do Servidor da Assembleia Legislativa do Ceará prossegue nesta quarta-feira (25/10), com stands dos Departamentos de Administração e de Gestão de Pessoas para exposição das ações dos setores da Casa no hall de entrada do Plenário 13 de Maio, por meio do projeto "Assalce mostra tua cara", da Associação dos Servidores da Alece.
Também houve apresentação do Programa Entre Artes, da Associação dos Servidores da Alece, com oficinas de artesanato, crochê, costura e macramê com participação aberta ao público visitante e servidores. A deputada estadual Jô Farias (PT) acompanhou as atividades nesta quarta-feira.
Deputada Jô Farias (à direita) participou das atividades - Foto: Bia Medeiros
Pela manhã, a exposição do Departamento de Administração foi conduzida pela servidora Virna Salgado. Ela assinalou que o setor tem a atribuição de planejar, coordenar, dirigir e avaliar as atividades da administração geral da Alece, participando da definição de estratégias, políticas e diretrizes referentes à Diretoria Administrativa e Financeira e à Diretoria Geral, dentre outras.
"O Departamento trabalha com a parte de logística, a partir da manutenção da Casa, planejamento, e aquisições que são feitas anualmente, e também realiza o controle de estacionamentos, emissão de crachás, transportes. São estes entre os muitos serviços realizados voltados para o público interno da Alece", explicou Virna Salgado.
Departamento de Administração apresenta serviços - Foto: Bia Medeiros
Ela destacou ainda que que o acesso aos serviços deve ser feito presencialmente, se dirigindo ao quinto andar do Anexo I, na sede do Departamento de Administração, ou pelos ramais do setor (3277.2605, 2606 ou 2739). Virna Salgado esclareceu ainda que a estrutura administrativa do Departamento é composta pelas células de Logística, Gestão de Suprimentos e de Engenharia. A apresentação foi iniciada na terça-feira (24/10) e prossegue até 17 horas desta quarta-feira.
Gestão de Pessoas
O Departamento de Gestão de Pessoas foi apresentado pela articuladora do Programa Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa), do DGP, Isabel Angelim. "Estamos apresentando, durante a Semana do Servidor, este programa, porque há servidores que ainda não conhecem. Também são mostrados dois outros produtos: o curso 'Organização Financeira - Isto é possível', apresentado por dois servidores Marcelo Fernandes e César Wagner; e o projeto Realizar, que é um serviço de consultorias ofertados pela Casa, para orientações sobre finanças, profissionais, e escuta psicossocial", acentuou.
O objetivo, conforme explicou a expositora, é preparar e conscientizar os servidores para a aposentadoria, para que haja uma organização financeira para esta nova fase de vida. "O projeto Realizar é um novo serviço do programa de Reflexão Sobre o Amanhã, voltado para toda comunidade de servidores, com consultorias ofertadas para a melhoria da qualidade de vida, o autoconhecimento e a construção de um planejamento futuro", disse
Programa Prosa
O programa Prosa foi feito especialmente para os servidores. Há a parte teórica e a parte prática, que visa a avaliar os servidores sob vários ângulos: psicossocial e emocional, projetos de vida e orientações financeiras. Os servidores interessados podem também marcar horário de atendimento pelo programa Prosa, que funciona no quarto andar do Anexo II (edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).
Oficinas
Os servidores também puderam participar de oficinas do programa Entre Artes da Assalce de artesanatos, crochê, costuras e macramê. A facilitadora da Oficina de Artesanato, Verônica Barreto, observou que o espaço gerado pela Semana do Servidor oferece a oportunidade de mais servidores conhecerem estas ações. "São oficinas interativas, com trabalho voltado também para a saúde mental dos participantes. Também incentivamos o empreendedorismo a partir dos objetos produzidos", afirmou.
A facilitadora da oficina de Macramê, Jacqueline Nóbrega, explicou que nesta atividade são ensinados procedimentos desde o mais básico, como a produção de nós. "As pessoas vão se familizarizando, conhecendo as funções de cada nó, e construindo desde suporte de plantas, decoração para datas festivas, acessórios para cama e mesa, entre outros". Segundo explicou a facilitadora, nenhuma habilidade anterior é necessária.
Servidoras durante atividades nesta quarta-feira (25/10) - Foto: Bia Medeiros
Jacqueline Nóbrega informou ainda que o macramê é uma arte milenar que ganhou notoriedade no século XVII, durante a expansão marítima, quando os marinheiros, em longos períodos no mar, confeccionavam peças em macramê para venda ou troca quando paravam nos portos. "Atualmente, o macramê tem alcançado destaque em itens decorativos e em peças de roupa e se posiciona como uma boa fonte de renda. É uma arte que encanta", definiu.
As oficinas do programa Entre Artes acontecem às segundas-feiras, de 8h30min às 10 horas, de artesanato (facilitadoras Verônica Barreto e Ivanda Albuquerque) e de crochê das 10 horas às 12 horas (facilitadora Elisete Mota). Nas terças-feiras, é realizada a oficina de costura, às 14 horas (facilitadoras Herta Gurgel e Lily Fernandes).
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)