Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Socrelp realiza coleta de resíduos sólidos da Assembleia Legislativa

Por ALECE
08/08/2019 18:08

Compartilhe esta notícia:

Renda gerada a partir da venda de produtos recicláveis será destinada a 21 famílias associadas à Socrelp Renda gerada a partir da venda de produtos recicláveis será destinada a 21 famílias associadas à Socrelp - Foto: Júlio Sonsol/ Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

A Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp) recolheu, nesta terça-feira (06/08), na Assembleia Legislativa do Ceará, 1.148 quilos de materiais recicláveis sólidos (papel, plástico, metal e vidro) e mais 70 quilos de resíduos de equipamentos eletro-eletrônicos. A informação é do responsável pela Sala de Resíduos Sólidos, Eugenio Paccelli, que promoveu a entrega do material.

O representante da Socrelp, Francisco Lima, explica que o material entregue pela Assembleia é de boa qualidade, praticamente isento de rejeitos sem valor comercial. "Toda a receita gerada a partir da venda destes produtos recicláveis será dividida entre as 21 famílias associadas da Socrelp, que trabalham conosco", explica Chico Lima, como é socialmente conhecido. Ele esclareceu que no mês passado foram coletados cerca de 993 quilos, ao todo.

Quatro associações de recicladores foram habilitadas, em maio passado, por meio de edital de chamamento público, para recolher os materiais recicláveis descartados pelo Poder Legislativo. De acordo com o edital, foram consideradas habilitadas a Associação dos Recicladores Amigos da Natureza (Aran), a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), e Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, além da Socrelp. A coleta é feita em rodízio de dois meses, entre as credenciadas.

Saiba mais

Eugenio Paccelli explica que a entrega de resíduos para associações de catadores é realizada pela Assembleia desde 1994, apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos só ter sido criada em 2012. "Fazíamos esse trabalho de forma pioneira informalmente, sem que houvesse um regramento legal que nos fundamentasse", acentua. O coordenador, no entanto, acredita que esse trabalho poderia ser otimizado, se todos os servidores do Legislativo tivessem a iniciativa de fazer a coleta seletiva individualmente. "Assim, poderíamos reduzir bastante os rejeitos inservíveis para a reciclagem", frisa o responsável pela Sala de Resíduos Sólidos.

Chico Lima, como é conhecido socialmente, acentua que a Socrelp é pioneira na coleta de resíduos na Assembleia, recebendo os materiais desde 1994. "Nós precisamos, no entanto, que seja incentivada a criação de unidades industriais de reciclagem dos materiais. O Ceará ainda está muito atrás de outros estados", avalia.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também