Agenda Cultural

Sob grande expectativa, "O Irlandês" chega nesta sexta-feira (14/11) aos cinemas de Fortaleza

Por ALECE
14/11/2019 11:25

Compartilhe esta notícia:

Joe Pesci, Robert De Niro e Al Pacino são os protagonistas do filme Joe Pesci, Robert De Niro e Al Pacino são os protagonistas do filme - Foto: Divulgação

Com o fim do ano, chegam aos cinemas produções cujas expectativas se voltam para a chamada temporada de premiações, que incluem o Globo de Ouro e o Oscar, concedidos nos Estados Unidos. Um caso singular é o de "O Irlandês", novo filme do consagrado cineasta Martin Scorsese ("O Lobo de Wall Street"). Com 3h30min de duração, a produção será exibida inicialmente nos cinemas, para chegar ao catálogo da Netflix no dia 27 deste mês. Nesta sexta-feira (14/11), o filme terá duas exibições (14 horas e 18 horas), no Cineteatro São Luiz e, a partir de sexta-feira (15/11), no Cinema do Dragão do Mar.

Adaptado do livro homônimo de Charles Brandt, o filme tem como protagonista Frank Sheeran (Robert De Niro), gângster que tem os rumos de sua vida modificados após fazer amizade com o líder sindical James Hoffa (Al Pacino). A trama segue os personagens por décadas, incluindo temas como o envolvimento da máfia italiana com a eleição de John F. Kennedy à presidência dos Estados Unidos.

Os críticos que já conferiram o filme apontam que a parceria de Scorsese com a Netflix o permitiu ampliar a escala de seus grandes trabalhos, como "Touro Indomável" (1980), "Os Bons Companheiros" (1990) e "Cassino" (1995). Em comum com "O Irlandês", os filmes trazem protagonistas masculinos em que a violência é uma constante. Em todos eles, Scorsese consolidou a parceria com De Niro e Joe Pesci, adicionando aqui Al Pacino, que pela primeira vez atua sob o comando do cineasta.

O envolvimento de Pacino com o projeto remete ao filme "Hoffa - Um Homem, Uma Lenda" (1992), em que a trajetória de James Hoffa (Jack Nicholson) foi narrada pelo diretor Danny DeVito. Personagem controverso no sindicalismo estadunidense, Hoffa teve, naquele filme, uma grande atuação de Nicholson, mas a produção foi bastante criticada pelo ritmo irregular e por deficiências de roteiro. Resta saber como Scorsese e Pacino construíram o personagem.

Para além dos elogios à direção de Scorsese, ao roteiro de Steven Zaillian ("A Lista de Schindler") e ao elenco, a crítica destaca a tecnologia que permite a De Niro, Pacino e Pesci interpretar os personagens desde os 30 anos de idade até o fim de suas vidas, como prova dos recursos técnicos assegurados pela Netflix ao cineasta.

O certo é que o público fortalezense poderá conferir, em primeira mão, ao trabalho de um dos cineastas mais relevantes ainda em atividade. Seja na tela grande ou na Netflix, "O Irlandês" é obrigatório para todo cinéfilo que se preze.

Serviço: Pré-estreia do filme “O Irlandês”. Direção: Martin Scorsese. Duração: 3h30min. Data: 14/11. Horários: 14 horas e 18 horas. Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) – à venda apenas nas bilheterias do Cineteatro (funcionamento: das 10 horas às 18h30min). De 15 a 20/11, o filme também será exibido no Cinema do Dragão do Mar, com sessões às 14 horas e às 18 horas.

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também